Projeto ATER já registrou oito áreas quilombolas em Oeiras

Projeto ATER já registrou oito áreas quilombolas em Oeiras

Técnica Márcia Mendes projeto Ater | Emanuel Vital
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Técnicos do núcleo de projetos de Assistência Técnica e Extensão Rural em áreas quilombolas estiveram em Oeiras para dar seguimento ao projeto de auxilio a áreas de remanescentes de quilombo. O grupo já identificou e registrou oito áreas quilombolas em Oeiras e cidades vizinhas.

No bairro Rosário a equipe de profissionais composta pelos técnicos: Márcia Mendes, José Roberto, Orlando Costa, Góis Alencar, Assunção Aguiar e Levi Lustosa mostraram um pouco do trabalho desenvolvido com as comunidades quilombolas em todo o estado.

Entre as áreas quilombolas mais próximas de Oeiras estão as comunidades: Canto, Potes, Paquetá e Queiroz. Segundo os coordenadores do projeto é feito um diagnóstico para identificar as áreas e reconhecê-las como áreas de remanescentes. Depois do diagnóstico, é trabalhado o resgate da cultura local.

De acordo com Márcia Mendes, existe uma coordenação geral dessas áreas no município de Queimada Nova. Essa coordenação recorre ao poder público municipal das regiões catalogadas para que o resgate cultural aconteça. ?Esse trabalho tem surtido muito efeito, para se ter uma idéia, já foram registradas 150 áreas quilombolas em todo o estado do Piauí, sendo que oito destas estão na região de Oeiras?; informou.

Ainda segundo o grupo de técnicos do projeto ATER esse projeto visa atender uma demanda das comunidades negras, trabalhando o resgate cultural e levantando a auto- estima do povo negro das comunidades rurais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES