O Prefeito de Oeiras, Lukano Sá, presidiu na manhã desta última segunda-feira (14) a assembleia que reuniu prefeitos e representantes dos municípios que formam o Consórcio UNIVALE. O evento ocorreu no Cine Teatro Oeiras, onde foram discutidas várias pautas.

O Consórcio UNIVALE, composto por 32 cidades do Vale do Canindé e do Vale do Guaribas, deve contemplar uma população de mais de 316 mil habitantes com projetos e ações que visam procurar soluções para o acúmulo de lixo e a errônea destinação do mesmo nos municípios piauienses, através do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Na ocasião, o Prefeito Lukano Sá, com auxílio de recursos multimídia, expôs o roteiro com os passos que deram origem, construção, administração e funcionamento do consórcio, bem como a previsão das metas do consórcio para o ano de 2016. Em seguida foi proposta a produção de oficio solicitando audiência junto ao Governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, para tratar das ações a serem tomadas pelo consórcio, firmando assim parceria.

Ainda neste encontro, foram fornecidas informações inerentes à contribuição financeira para a construção do fundo financeiro da empresa jurídica UNIVALE. No transcorrer da assembleia, foram sanadas algumas dúvidas, de maneira a efetivar a composição do consórcio.

Ficou acertado entre os presentes o ingresso no consórcio UNIVALE de mais três municípios, sendo eles: Colônia do Piauí, Paquetá do Piauí e Dom Expedito Lopes.  Ratificou-se ainda que o atual prefeito da cidade de Picos, Padre Walmir, assume a vaga deixada pelo seu antecessor como vive–presidente do consórcio.

De acordo com Lukano Sá, a criação desta parceria resulta da necessidade dos municípios brasileiros encontrarem soluções para os resíduos sólidos, onde a maior parte delas não conta com um serviço de manejo e não possuem arranjos eficientes para o depósito e reciclagem desse lixo, e perdem a oportunidade de gerar renda com esse segmento. “Esse encontro só vem engrandecer o fortalecimento do consórcio UNIVALE, uma vez que percebemos o empenho de todos os participantes. Caminhamos rumo à consolidação de um dos mais ousados projetos já elaborados no nosso estado, visto que os municípios podem apresentar propostas de solução e captar recursos no sentido de combater os problemas que afligem a população”, pontuo o Prefeito de Oeiras.