Rio Canindé está em estágio avançado de assoreamento

Rio Canindé está em estágio avançado de assoreamento

Rio Canindé está em estágio de assoreamento | Emanuel Vital
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dos principais rios do Piauí, o Canindé, está em estágio avançado de assoreamento. O grande desmatamento das suas margens tem contribuído de forma significava para o desgaste da sua calha e acelerado a morte do rio.

O assoreamento do rio Canindé, tem na prática agrícola um dos seus principais causadores. Os agricultores ribeirinhos praticam uma agricultura de subsistência que é secular. Nas vazantes, o pequeno produtor sem ter conhecimentos técnicos, desnuda o solo e depois ateia fogo na matéria seca. Em seguida esse mesmo solo é usado durante anos sucessivos.

O solo sem proteção da vegetação fica sujeito a ação erosiva dos ventos, chuvas que aceleram o processo de assoreamento - esbarreramento das paredes laterais para dentro dos rios- Isso provoca entre outras coisas, uma redução na profundidade do leito do rio, ou seja, os rios ficam mais rasos. A presença de pequenas ilhas dentro do rio é a comprovação de que essa fonte de água superficial está extremamente degradada.

Outro grande problema que está prejudicando o rio Canindé, é a extração mineral de material de construção. É retirado do leito do rio Canindé todos os dias, dezenas de carradas de areia, argila e seixo. Essa retirada de material vem dando lugar a formação de grandes voçorocas. O material retirado é vendido para as construções em Oeiras.

Nada tem sido feito para mudar esse sistema de coisas em Oeiras. Nenhuma lei ou atitude tem sido criada para tentar barrar esse desastroso dano a esse manancial de água do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES