Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Rio Canindé está em estágio avançado de assoreamento

Rio Canindé está em estágio avançado de assoreamento
Rio Canindé está em estágio de assoreamento | Emanuel Vital
Compartilhe

Um dos principais rios do Piauí, o Canindé, está em estágio avançado de assoreamento. O grande desmatamento das suas margens tem contribuído de forma significava para o desgaste da sua calha e acelerado a morte do rio.

O assoreamento do rio Canindé, tem na prática agrícola um dos seus principais causadores. Os agricultores ribeirinhos praticam uma agricultura de subsistência que é secular. Nas vazantes, o pequeno produtor sem ter conhecimentos técnicos, desnuda o solo e depois ateia fogo na matéria seca. Em seguida esse mesmo solo é usado durante anos sucessivos.



O solo sem proteção da vegetação fica sujeito a ação erosiva dos ventos, chuvas que aceleram o processo de assoreamento - esbarreramento das paredes laterais para dentro dos rios- Isso provoca entre outras coisas, uma redução na profundidade do leito do rio, ou seja, os rios ficam mais rasos. A presença de pequenas ilhas dentro do rio é a comprovação de que essa fonte de água superficial está extremamente degradada.



Outro grande problema que está prejudicando o rio Canindé, é a extração mineral de material de construção. É retirado do leito do rio Canindé todos os dias, dezenas de carradas de areia, argila e seixo. Essa retirada de material vem dando lugar a formação de grandes voçorocas. O material retirado é vendido para as construções em Oeiras.

Nada tem sido feito para mudar esse sistema de coisas em Oeiras. Nenhuma lei ou atitude tem sido criada para tentar barrar esse desastroso dano a esse manancial de água do Piauí.




Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar