Saiba mais sobre a III FLOR, que acontece esse fim de semana em Oeiras

Saiba mais sobre a III FLOR, que acontece esse fim de semana em Oeiras

Evento acontece esse fim de semana, em sinergia com o Festival de Cultura de Oeiras | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dos maiores eventos culturais do interior do Piauí é a Feira Literária de Oeiras, a FLOR, que acontece em sinergia com o Festival de Cultura e esse ano chega à sua terceira edição. Com a proposta de incentivar a leitura, o evento acontece em praça pública e chega a atrair mais de 15 mil visitantes.

Em suas duas edições passadas, a feira literária já homenageou escritores renomados, como Monteiro Lobato e, no ano passado, o cartunista Ziraldo, que esteve presente no evento, onde ressaltou o brilhantismo da FLOR. Este ano a Feira Literária de Oeiras faz homenagem ao escritor e cartunista Maurício de Sousa, conhecido internacionalmente por suas personagens, dentre elas os que fazem parte da Turma da Monica. Para a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, incentivar a leitura é a forma mais eficaz de disseminar cultura e valores, incitar a imaginação e despertar a criatividade.

A praça da leitura, tão quanto nos anos anteriores, será ambientada no largo da Matriz, onde será dividida em seis espaços temático, sendo eles: “Desafios brincantes“, onde os visitantes poderão ter acesso a brinquedos  de raciocínio lógico (normal e gigante); “Clube do aprendiz”, espaço onde ocorrerá palestra com temáticas sobre Álcool e Drogas, Namoro e Sexualidade, Ecologia e Meio Ambiente  e Rede Sociais (público e privado) e também lançamentos de livros; “Estória / historieta”, onde o visitante poderá ter acesso a diversas contações de histórias; e “Atellier criativo”, onde serão executadas oficinas de confecção de Origami (dobraduras ), Charges (com o instrutor Dino Alves), Quadrinhos (com Bernardo Aurélio), Brinquedo ecológico (JEPP) e Pintura em pele. Nesses quatro espaços serão disponibilizados pontos de leitura.

Os outros dois espaços ficam nas extremidades da praça, onde cada um terá uma função distinta: o lado sul será utilizado com corredor de exposição das produções das escolas da rede municipal de ensino, que desde o início do ano está trabalhando com as obras de Maurício de Sousa. Do Lado norte da praça será organizado um café literário, voltado para escritores diversos e livrarias.

Muitos serão os trabalhos expostos durante o projeto literário, que será realizando nos dias 13 e 14 de novembro, juntamente com o X Festival de Cultura de Oeiras. Em preparação para esse momento, várias oficinas são realizadas previamente. Segundo a secretária municipal de Educação Tiana Tapety, a FLOR tem uma dinâmica diferente, é um evento que começa antes mesmo de chegar à praça pública.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES