SAMU Avançado de Oeiras recebe qualificação do Ministério da Saúde

Certificação ocorre em virtude do cumprimento de 100% dos requisitos exigidos pelo Governo Federal.

SAMU Avançado de Oeiras recebe qualificação do Ministério da Saúde | Ascom/PMO
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Unidade de Suporte Avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Oeiras recebeu qualificação do Ministério da Saúde, certificação que ocorre em virtude do cumprimento de 100% dos requisitos exigidos pelo Governo Federal.

Para isso, foram avaliadas as condições da base, formação das equipes, estrutura, efetividade, entre outros critérios que oferecem melhor assistência aos usuários do serviço de atendimento pré-hospitalar móvel. O reconhecimento do Ministério da Saúde ao SAMU é mais uma conquista que reflete a organização, esforço e compromisso da gestão municipal com o fortalecimento das políticas públicas de saúde.

“Isso tudo se deu, principalmente, por conta da estrutura que nós temos funcionando na base descentralizada do SAMU de Oeiras. Não é todo município que consegue, porque existe um checklist e o município precisa cumprir as exigências. O município de Oeiras conseguiu cumprir 100% das exigências preconizadas pelo Ministério da Saúde para conseguir esta qualificação”, destaca Auridene Moreira, secretária municipal de Saúde.

Em 2019, o Ministério conferiu a habilitação e qualificação às unidades de suporte básico do SAMU de Oeiras, serviço que conta, atualmente, com quatro ambulâncias: três de suporte básico e uma de suporte avançado.

A unidade de suporte avançado do SAMU de Oeiras é a quarta a receber qualificação do Ministério da Saúde no Piauí. O Estado dispõe de 92 bases descentralizadas do SAMU, porém, apenas 14 delas possuem unidade de suporte avançado, sendo que somente quatro receberam a qualificação – duas em Teresina, uma em São Raimundo Nonato e, agora, uma em Oeiras.

O financiamento do serviço acontece dentro de uma obrigatoriedade tripartite, feita através da participação e contribuição financeira dos governos municipal, estadual e federal. No entanto, desde o início do funcionamento da unidade de suporte avançado do SAMU, em 2019, o município de Oeiras nunca recebeu repasses do Governo do Estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES