Sindicato denuncia superlotação em presídio de Oeiras

Sindicato denuncia superlotação em presídio de Oeiras

Condições precárias na delegacia de Oeiras | Sinpoljuspi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A superlotação da Penitenciária Regional de Oeiras e da delegacia regional do município está criando uma situação sem solução na primeira capital do Piauí. A delegacia de polícia civil abriga atualmente 18 presos provisórios, o dobro de sua capacidade (nove), mas não pode transferi-los para a penitenciária, porque esta também está com mais detentos do que o permitido (a capacidade é de 30, mas tem 45).

A delegada regional de Oeiras, Janaína Nobre, já soliticou ao Juiz de Execução Penal Edson Rogério que autorize a transferência dos detentos da penitenciária, para que esta possa receber os presos da delegacia.

O presidente do SINPOLJUSPI, Jacinto Teles, afirma que a situção em Oeiras não é localizada. "Em todo o Piauí, as penitenciárias estão lotadas, assim como nos distritos e o governo não constrói novos estabelecimentos penais", critica o sindicalista.

Em maio do ano passado, Jacinto e o diretor de Defesa de Classe do sindicato, Osvaldo Neves, constataram as precárias condições em que se encontram a delegacia e a penitenciária de Oeiras.

Para ter acesso à Penitenciária Regional de Oeiras, por exemplo, o visitante é obrigado a passar pela delegacia, já que as duas ficam no mesmo prédio, contrariando totalmente as normas do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, que proíbe que fiquem no mesmo lugar. O conselho é o órgão ligado ao Ministério da Justiça que regulamenta as normas de construção e reforma dos estabelecimentos penais.

Outra irregularidade é a localização da penitenciária, situada no bairro Oeiras Nova, região central da cidade. O conselho proíbe que presídios sejam localizados em áreas urbanas, salvo as casas de albergado, que, por serem de regime aberto, podem ficar sediadas em zonas centrais, facilitando a ressocialização dos presos. Nesses tipos de estabelecimentos penais, o detento passa somente os finais de semana preso, pois nos outros dias fica livre para trabalhar ou exercer outras atividades.

Além disso, nem a penitenciária nem a delegacia possuem alojamento para os agentes penitenciários nem para os policiais civis. A guarita que abriga os policiais militares é totalmente insegura inadequada, pois é feita apenas com armação de ferro, em vez de concreto.

"Os militares correm risco de vida, pois a guarita fica localizada numa rua bastante movimentada, onde passam carros, motos e muitos pedestres. Por ficar na parte externa do presídio e sem proteção, eles ficam vulneráveis a qualquer pessoa que possa vir a atacá-los", denuncia Jacinto Teles. Quando chove, os PMs ficam todos molhados, pois a guarita não tem proteção.

Outro problema sério na penitenciária é a carência de agentes penitenciários e de policiais civis. Existe apenas um por plantão, o que obriga o agente ou policial a chamar outro colega que está de folga para substituí-lo em caso de ter que levar o detento para o hospital, por exemplo. "E esse colega que o substituiu não recebe hora extra", afirma o sindicalista.

Durante a visita, os diretores constataram também que tanto o veículo da delegacia quanto o da penitenciária estão quebrados e sem condições de uso.

"É lamentável que a primeira capital do Piauí, com tantos políticos importantes e exercendo mandatos eletivos, esteja nessa situação precária no seu sistema de segurança pública e penitenciária. Esperamos que as autoridades públicas tomem providências", conclui Jacinto Teles.

Fonte: SINPOLJUSPI



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES