Tribunal Superior Eleitoral impugna candidatura de Lukano Sá a prefeito de Oeiras

Tribunal Superior Eleitoral impugna candidatura de Lukano Sá a prefeito de Oeiras

Lukano Sá teve candidatura impugnada pelo TSE | Emanuel Vital
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em sessão realizada na tarde desta quinta feira, 11/11 o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) resolveu impugnar a candidatura de Lukano Araujo Costa Reis Sá que concorria pelo PSB como candidato a prefeito de Oeiras. A decisão aconteceu três dias antes da realização da eleição suplementar que será realizada em Oeiras no próximo domingo dia 14/11.

Por um placar de 6x1, o TSE entendeu que Lukano Sá não poderia concorrer as eleições. do próximo dia 14 por ser filho do ex-prefeito B.Sá, sendo que a Legislação Eleitoral não permite a candidatura de parentes daqueles que exercem o cargo numa legislatura anterior às novas eleições. Para a candidatura ser efetivada, o ex-prefeito B.Sá teria que ter se afastado do cargo seis meses antes da realização das novas eleições.

A relatora do processo que impugnou a candidatura de Lukano Sá foi a ministra Carmém Lúcia. A magistrada já havia rejeitado o pedido de B.Sá em continuar na prefeitura de Oeiras até que fossem julgados todos os embargos do processo que o cassou por unanimidade. O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE) decidiu no dia 19 de agosto cassar o então prefeito B.Sá por abuso do poder econômico e captação ilícita de sufrágio.

Segundo a ministra Cármen Lúcia, o prefeito e o vice de Oeiras permaneceram em seus cargos até 14 de agosto último, ou seja, menos de seis meses da data das novas eleições, como estabelece o parágrafo 6º do artigo 14 da Constituição. Para a ministra, o dispositivo busca preservar o equilíbrio e a isonomia durante a disputa eleitoral, bem como evitar o uso da máquina administrativa em favor de um candidato-parente.

Ao votar, a ministra admitiu que a realização de eleições suplementares permite a flexibilização dos prazos de desincompatibilização. Contudo ela observou que a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o assunto tem o objetivo de evitar a perpetuação de uma mesma família no poder.

As eleições suplementares em Oeiras estão confirmadas pelo TRE para o dia 14 de novembro. Concorre pelo PMDB, Aleksandra Tapety da Coligação ?A verdadeira mudança?. O atual prefeito Antônio Portela e Marcelo Freitas concorrem pela Coligação ?Para Oeiras seguir mudando? em substituição a Lukano Sá.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES