Acesso ao restaurante da UFPI será com carteirinha digital

Acesso ao restaurante da UFPI será com carteirinha digital

RU Card | Kairo Amaral
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Parte do acesso ao Restaurante Universitário (RU) do campus Ministro Reis Veloso da Universidade Federal do Piauí (UFPI) agora é digital. A partir deste sábado (27/08) o sistema com a utilização de cartão magnético passa a ser utilizado em caráter experimental com os 43 alunos da residência universitária e mais alguns alunos, técnico-administrativos e docentes selecionados. A previsão é que até o primeiro semestre de 2017 o sistema se expanda para toda comunidade acadêmica.

Segundo o professor da UFPI, Dr. Gildário Dias Lima, que é um dos responsáveis pelo projeto, após a expansão a carteirinha intitulada “RU Card” também poderá receber créditos para a compra de outros serviços dentro da universidade. Na terceira etapa o cartão atém de representação estudantil, validação no RU com sistema de créditos, também será utilizado na biblioteca. Futuramente a meta é instalar o mesmo sistema no transporte coletivo de Parnaíba, visando facilitar a meia passagem aos estudantes parnaibanos.

“O sistema funciona de forma bem simples. Cada estudante terá a sua carteirinha e fará o reconhecimento da mesma em um sensor, que no caso do RU, está posicionado na entrada. Reconhecido o aluno, todos os dados irão aparecer em uma tela bem ao lado, além da foto cadastrada. Um dos objetivos é evitar que pessoas não autorizadas a utilizar o restaurante, possam atrapalhar a refeição dos universitários”, explicou o professor Gildário Lima.

O sistema foi lançado na manhã deste sábado (27/08), durante a programação do ArtTRON – etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica. A inauguração aconteceu com a carteirinha da vice-reitora da UFPI, Dra. Nadir Nogueira, que aprovou a agilidade da entrada ao espaço de alimentação.

“Até então tínhamos um controle artesanal e que falhava muito, além das filas enormes. Na entrada do RU fica difícil o servidor checar cada carteirinha e o comprovante de histórico escolar. Diante disso, aproveitamos a instalação do Polo de Desenvolvimento Tecnológico em Parnaíba, para lançar este desafio ao professor Gildário, visando obter um cartão com a garantia do acesso de quem realmente deve utilizar o restaurante”, explicou Nadir Nogueira.

A vice-reitora informou ainda que o sistema deverá ser expandido para os outros campus da Universidade Federal do Piauí. “A ideia a princípio foi instalar aqui em Parnaíba, mas o magnifico resultado nos força a levar este benefício aos demais campus do nosso estado”, disse.

O sistema

A primeira etapa do sistema, inaugurado neste sábado (27), identifica o aluno por meio de um cartão que utiliza tecnologia “rfid” e é uma plataforma open source: controladora arduino. O projeto é uma parceria entre o Laboratório de Neorofísica da UFPI (Lanf) e Polo Tecnológico, através da empresa LevSoft.

Por Kairo Amaral



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES