Barcos de pesca são apreendidos durante operação no litoral do PI

Barcos de pesca são apreendidos durante operação no litoral do PI

Luís Correia. | Kairo Amaral
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em parceria com o Grupo Especial de Polícia Marítima (GEPOM) da Polícia Federal de Parnaíba, deflagraram na manhã desta quinta-feira (08/06) em Luís Correia, litoral do Piauí, uma operação de fiscalização e de combate a pesca irregular. Dois barcos foram apreendidos e oito pescadores foram autuados.

Segundo informações da 5ª Coordenadoria Regional do ICMBio, os barcos apreendidos foram flagrados dentro de uma área de delimitação que proíbe a “pesca de arrasto” para caçar de forma predatória o camarão rosa. A atividade pesqueira desta forma prejudica outras espécies juvenis de peixes, de acordo com ambientalistas.

“A pesca de arrasto é permissionária pelo Ministério da Pesca. Só que esses pescadores foram flagrados dentro das três milhas náuticas (a menos de quatro quilômetros da costa), o que é proibido nos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco. A infração só se agravou por estarmos dentro da Área Proteção Ambiental do Delta do Rio Parnaíba. O impacto é tão grande que de cada 50 quilos de fauna associada que eles trazem, cinco são de camarão que é o principal alvo deles”, explicou o agente do ICMBio, Alexandre Caminha.

Ao todo, duas embarcações, vários apetrechos de pesca e cerca de 90 Kg de pescados foram apreendidos. Além disso, oito pescadores e dois empresários foram autuados, e deverão responder no Ministério Público Federal. Eles foram enquadrados dentro do artigo 35 do Decreto de Lei nº 6.514 e podem ser multados de R$ 700,00 (setecentos reais) a R$ 100 mil (cem mil reais). O camarão e os peixes serão doados a entidades filantrópicas.

Pescadores reivindicam

A fiscalização foi tratada com muito respeito pelos pescadores. No entanto, eles reivindicam que um estudo ambiental mais aprofundado seja realizado para que a fauna marítima continue preservada, sem afetar bruscamente a atividade comercial, única fonte de renda deles.

“Os agentes do ICMBio estão correto, pois estão cumprindo a lei. O que nós pescadores queríamos era que um estudo mais aprofundado fosse realizado, pois pela nossa experiência sabemos que é impossível pegar camarão fora das três milhas náuticas. Se essa área é proibida por lei, como poderemos manter essa atividade comercial?”, indagou o pescador Antônio Marcos.

A operação contou com a participação de seis agentes do ICMBio e de dois policiais federais de Parnaíba.

ASSISTA DA REPORTAGEM DA REDE MEIO NORTE: 

CONFIRA AS FOTOS:

Por Kairo Amaral

Fotos: Francisco José



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES