Parnaíba tem a segunda escola do Brasil utilizando a robótica

Parnaíba tem a segunda escola do Brasil utilizando a robótica

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pela primeira vez em Parnaíba a robótica educativa foi aderida por uma escola de ensino infantil dentro do método de ensino escolar já utilizado. A ideia é educar as novas gerações para o crescente uso da tecnologia no presente e futuro. A inauguração oficial da metodologia TRON foi realizada na tarde de quinta-feira (16/02) na Escola Crescer, no bairro São Benedito.

Segundo um dos idealizadores da “TRON educação com robótica”, professor dr. Gildário Dias Lima, o método desenvolvido pela Drayo Technologies é dividido em duas modalidades: robótica passiva (para crianças de 2 a 7 anos) e a robótica ativa (de 7 a 21 anos).

“A diferença é que na passiva a criança utilizará a robótica como instrumento para aprender outras disciplinas como a matemática, por exemplo. Já na ativa o aluno irá aprender a robótica de fato, se tornando primeiro um inventor para depois se aperfeiçoar com as noções de eletrônica e programação de sistemas, e se tornar um pesquisador”, explicou.

Ainda segundo Gildário Lima, doutor em física pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), o método de ensino surge com o propósito de transcender ao presente e apresentar às crianças e jovens uma amostra das inovações, metodologias e problemáticas acerca do uso da tecnologia, seja para solução de problemas corriqueiros ou para aplicações na indústria criativa e na indústria do conhecimento.

“Experimentar o futuro é, sem dúvida, olhar adiante e antecipar um pouco de sua compreensão, trazendo elementos fundamentais para o desenvolvimento pessoal e plural. A criança com o binóculo representa bem o talento que desejamos desenvolver com nosso método, um jovem capaz de se antecipar ao cenário vindouro e maximizar suas possibilidades de sucesso no futuro”, completou.

A diretora da Escola Crescer, Milene Guerra, destacou a estrutura oferecida pela Drayo Technologies que, segundo ela, proporcionou um isolamento do ambiente escolar tradicional, oferecendo uma melhor concentração. Na presença dos pais, ela comentou ainda a importância de se aprender colocando a “mão na massa”.

“O foco no aprendizado, essa é a maior ferramenta que vejo na robótica. Às vezes, o ensinamento é tão complicado e quando nos colocamos para ensinar através de uma brincadeira fica mais fácil. Além disso, é notório que quem aprende fazendo nunca mais esquece. Toda a Escola Crescer está envolvida com a robótica, a partir das crianças de dois anos”, afirmou Milene Guerra.

Segundo levantamento, esta é a segunda escola do Brasil a aderir a robótica dentro da metodologia de ensino. Em Parnaíba, na Escola Crescer, todas as turmas do infantil já recebem instruções de robótica. As aulas da Tron também são para o público externo e acontecem na segunda-feira e quarta-feira, das 14h30min às 17h30min. A meta é realizar a cada três meses feiras de ciência para avaliar tudo aquilo que foi produzido pelos alunos.

Por Kairo Amaral 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES