Regulação do SAMU na planície litorânea será centralizada

Regulação do SAMU na planície litorânea será centralizada

Central de regulação do SAMU. | Kairo Amaral
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da região norte do Piauí passará por algumas alterações. Visando uma maior resolutividade ao atendimento à população, municípios como Luís Correia, Cocal e Buriti dos Lopes passarão a ter suas bases subordinadas a uma central em Parnaíba. Cajueiro da Praia também será inserido nesta ampliação.

Segundo o coordenador do SAMU de Parnaíba, o enfermeiro Márcio Alves Silva, a central de regulação passará por uma ampliação para atender toda a demanda dos municípios. A partir desta sala, os reguladores irão determinar as ambulâncias para cada ocorrência. Tudo isso faz parte do processo de qualificação do serviço, visando conseguir o selo de “SAMU qualificado” oferecido pelo Ministério da Saúde.

“Estamos ampliando os nossos serviços para a partir do próximo semestre fazer um investimento com vista a receber do Ministério da Saúde um selo de qualificação, que é uma certificação visando incentivar a prestação e qualidade nos atendimentos”, afirmou.

Acidentes preocupam

Atualmente em Parnaíba, há uma média de 35 ocorrências diárias. Ao todo são 72 profissionais na base central da cidade. Por mês, eles atendem cerca de 160 acidentes com vítimas. De acordo com dados do SAMU, 30% das chamadas são relacionadas a acidentes de trânsito. Somente nos primeiros quatro meses de 2015 já foram atendidas 2.214 (dois mil e duzentos e quatorze) ocorrências, sendo que mais de 700 (setecentas) foram colisões nas ruas e avenidas.

“Observamos que a frota de veículos nas ruas aumentou consideravelmente. Temos mais carros, motos, e todos estão competindo no mesmo espaço de ciclistas e pedestres. Dessa forma, a lógica nos leva a crer que este aumento também vai favorecer para um maior número de acidentes. Mas o que mais nos atrapalha são os trotes ou falsas ocorrências, e quem sai prejudicado com isso é a própria população, haja vista que deslocamos uma ambulância para um local e acabamos deixando a cidade descoberta”, explicou Márcio Silva Alves.

SAMU de Parnaíba é referência

O coordenador disse ainda que recentemente o Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) esteve no litoral do Estado apresentando um levantamento, que aponta o SAMU de Parnaíba como o melhor em resolutividade no interior do Piauí. Segundo informações, para a execução dos serviços, o Ministério da Saúde destina R$ 78 mil (setenta e oito mil reais). No entanto, somente a folha de pagamento ultrapassa os R$ 150 mil (cento e cinquenta mil reais). O complemento das despesas é dado pela Prefeitura Municipal de Parnaíba.

Aperfeiçoamento do atendimento

E como parte da ampliação e qualificação dos serviços, será oferecido na Escola Parnaibana de Gestão Pública, localizada nas dependências do Dunnas Shopping, um curso de educação permanente onde os profissionais de saúde poderão aperfeiçoar mensalmente seus conhecimentos.

“A gente providenciou o material para cada profissional receber uma apostila e ser beneficiado com este curso de educação permanente. Iremos iniciar a partir da próxima semana com encontros sistemáticos mensais. E isso é um pedido do Ministério da Saúde para que a gente melhore a qualidade do atendimento”, concluiu o coordenador.

Futuros projetos

Futuramente, a coordenação do SAMU de Parnaíba sonha na unificação das centrais das forças de segurança e resgate. Neste caso, representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ficariam em um mesmo local, centralizando todas as ocorrências da região. O que segundo o coordenador é uma tendência nacional.

Por Kairo Amaral



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES