Atual gestão de Passagem Franca sofre com problemas da gestão anterior

Tais problemas passam tanto por dívida com a Equatorial, o que fez com que fosse cortada a luz de todos os prédios públicos há mais de 2 anos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A atual gestão de Passagem Franca do Piauí, Município que fica a 116 km de Teresina, vem sofrendo bastante com problemas dos mais diversos deixados pela gestão anterior.

Tais problemas passam tanto por dívida com a Equatorial, o que fez com que fosse cortada a luz de todos os prédios públicos há mais de 2 anos, inclusive da Prefeitura Municipal, quanto por bloqueios ocasionados por omissões do ex-Prefeito.

Com o prédio da Prefeitura com energia cortada, o atual Prefeito foi obrigado a ceder, sem custo para os cofres públicos, sua própria casa para que funcione a Prefeitura, já que energia é o básico necessário para funcionar um órgão público.

Para que a energia seja restabelecida, o atual Prefeito tenta uma negociação com a Equatorial para parcelar as dívidas deixadas pelo prefeito anterior. Esse parcelamento vai proporcionar a volta da energia aos prédios públicos, e evitar o corte de energia de outros locais, como poços tubulares.

Outro problema oriundo da gestão anterior foi a ausência prestação de contas para o Tribunal de Contas do Estado do Piauí, já que o ex-Prefeito ainda não prestou contas de seus gastos (Doc. Web, Sagres Folha e Sagres Contábil) para o Tribunal de Contas de nenhum mês de 2020, e o Município encontra-se pendente com o TCE por essa omissão do ex-Prefeito, que está em atraso há mais de 1 ano com o Tribunal de Contas.

Esses problemas deixados pela gestão anterior já ocasionaram o bloqueio do FPM de Passagem Franca do Piauí 5 vezes apenas esse ano de 2021, já que a gestão atual, mesmo não tendo responsabilidade em nenhuma das omissões do ex-gestor, acaba sendo punida por erros da gestão anterior.

Uma das omissões do ex-Prefeito ocasionou problema ainda mais grave: o FPM não foi apenas bloqueado. O FPM não foi nem transferido ao Município, já que o ex-Prefeito não alimentou o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS), o qual deve ser alimentado, sob pena de bloqueio de transferência do FPM, conforme os artigos 16 e 17 do Decreto nº 7.827/2012.

Com isso, o Prefeito Municipal, através de sua assessoria jurídica, deu entrada em uma Representação Criminal e Ação de Improbidade Administrativa contra o ex-gestor, e teve êxito mais uma vez em resolver os problemas deixados pelo ex-prefeito.

Procurado, o atual Prefeito informa que, mesmo com as dificuldades ocasionadas pelo ex-prefeito, está fazendo uma gestão pautada no trabalho, na educação, na saúde, transparência e eficiência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES