mais

Prefeitura de Passagem Franca Do Piauí realiza ações no Setembro Amarelo

A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PASSAGEM FRANCA DO PIAUÍ REALIZA BLITZ AO AFETO.

Prefeitura de Passagem Franca Do Piauí realiza ações no Setembro Amarelo
|

A Secretaria Municipal de Saúde de Passagem Franca do Piauí, através da Estratégia Saúde da Família (ESF), realizou uma blitz educativa de valorização a vida, a BLITZ DO AFETO, numa iniciativa alusiva ao setembro amarelo, uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio e valorização da vida. Durante a ação foram entregues aos motoristas e pedestres panfletos com informações e indicadores de riscos, além de laços, broches e cartões com doces. Foi uma manhã de muito acolhimento e informações.


Setembro Amarelo é o mês (de 1 a 30 de setembro) dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.


É nesse mês que no dia 10 se comemora o dia mundial de prevenção do suicídio.


Ao mesmo tempo em que há muita discussão sobre o tema e que são organizadas caminhadas, durante esse mês alguns locais são decorados com a cor amarela. Assim, já foram iluminados de amarelo o Cristo Redentor, o Congresso Nacional, a Catedral e o Paço Municipal de Fortaleza, entre outros.


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer.


O assunto é envolto em tabus, por isso, a organização da campanha acredita que falar sobre o mesmo é uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que as mesmas são identificadas.


As situações que levam a esse fim podem surgir de quadros de depressão, bem como do consumo de drogas.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail