13ª edição do Festival de Inverno poderá ficar na história

13ª edição do Festival de Inverno poderá ficar na história

13ª edição do Festival de Inverno poderá ficar na história | Edinardo Pinto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (26), teve início um dos maiores eventos do Estado do Piauí. Em sua 13° edição, o Festival de Inverno de Pedro II, que segue até o dia 29, reúne turistas do mundo inteiro.

O melhor do artesanato, cultura, gastronomia e ecoturismo pode ser encontrado no município.

A cidade que fica a 200 quilômetros da capital Teresina, é encantadora, acolhedora e envolvente. Conhecida por muitos como a “Terra da Opala”, que tem como seu principal produto de economia a pedra preciosa, a cidade revela beleza arquitetônica em seus casarios coloniais e paisagens naturais de encher os olhos.

A programação da quinta feira (26), teve início com a visita do Governador Wellington Dias, Prefeita Neuma Café, Presidente do SENAR, Dr. Antônio Carlos (Dr. Caú), Presidente do Território dos Cocais Claudina Oliveira e outras autoridades a Escola Família Agrícola (EFASA), da Fundação Santa Ângela, localizada as margens da BR 404 a 12 Km da cidade para conhecer os primeiros resultados da introdução do cultivo do alho livre de vírus, que pelo experimento que será em breve colhido as primeiras amostras, que poderá ser o olho nobre, pela sua qualidade.  

Segundo o Presidente do SENAR, Dr. Caú, é uma cultura que se adapta muito bem aos solos de altitudes, sendo que Pedro II favorece a cultura desse produto, onde podemos ter o melhor alho do Brasil, denominado alho nobre, pela sua qualidade.

Logo depois, a comitiva se deslocou para a comunidade Placas, onde está acontecendo a Feira da Economia Solidária, que é promovida pelo Fórum de Entidades, onde mais de dez comunidades através de suas associações estão inseridas nesse processo de produção de alimentos vindo da agricultura familiar, criação de animais, artesanatos e a cultura, que também faz parte da feira, com apresentação de artistas da terra. 

O Fórum de Entidades, também tem trabalhado em outros projetos que vem promovendo a cidadania e esperança no campo, com a geração de emprego e renda.  

As autoridades visitaram os estandes, discursam e Governador Wellington Dias, fez a entrega de R$ 3 Mil Opalas, moeda social do Banco Rede Opala, que contemplou três agricultoras, com R$ 1 Mil para cada uma, como incentivo na implantação de Projetos Quintais Produtivos, onde toda produção é livre de Agrotóxicos ou para criação de galinha.

Esse valor futuramente será devolvido sem juros e correção, para garantir o financiamento para outras famílias de baixa renda, que se encaixe nos critérios.

Saindo das Placas, a comitiva se deslocou para o Conjunto Chico Café, onde o Governador Wellington Dias fez a inauguração do asfaltamento feito recentemente.

Depois foi a vez a CETAM, que há anos o prédio estava ocioso sem nenhuma utilidade pela falta de conclusão da obra pelo governo passado. Além da reforma, foi também adquirido novos equipamentos, onde foi assinado um termo de cooperação entre o Governo do Estado, Prefeitura de Pedro II e IFPI, para formação profissional de alunos para o curso de lapidação.

O governo finalizou a sua visita em Pedro II no auditório Padre Norberto, local onde foi feito a abertura da 13ª edição do Festival de Inverno de Pedro II, onde a Secretaria de Estado da Cultura ficou à frente de toda organização e contratação dos artistas.     

Esse ano a feira de artesanato na Praça Domingos Mourão Filho, está mais diversificada, com produtos artesanais de qualidade e que tem atraído a atenção do povo.

A programação do Palco do Gritador, também com ótimas apresentações, onde o público presente esteve presente até o final.

A noite no Palco Opala, o palco principal, localizado na Praça da Bonelle, tivemos a abertura com uma Banda Retrô, criada recentemente e que pelo seu estilo principal, o flashback internacional, onde o vocalista da banda Mateus Lima, interpretou alguns clássicos do: Aerosmith, A-Há, Bryan Adams, Guns N’Roses, Scorpions, e outros mais.

A Retrô, empolgou e convenceu o público presente, que cantaram e aplaudiram seus componentes que cantaram com o coração.

A banda é composta por Mateus Lima (vocal), Michel Andrade (Bateria), Wellington Fabrício (guitarra base), Vitor Leite (contrabaixo) e André Martins (guitarra solo).

Em seguida teve a apresentação de Xico Barroso e Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, que continuam brilhando com suas apresentações e por último fechando as apresentações tivemos a participação de Patrícia Mellodi.     

img align=" alt="Image title" class=



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES