Aniversário de 166 anos de Pedro II é marcado por inaugurações e reformas

Saúde, Transportes, Educação, Infraestrutura e Juventude foram algumas áreas beneficiadas com obras

Aniversário de 166 anos de Pedro II | Edinardo Pinto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ao raiar do dia, por volta das 5h30, a banda Ordem de Perypery, trouxe seus acordes às principais ruas e avenidas do Centro Histórico de Pedro II. Às 5h45, houve a tradicional queima de fogos, a comemorar os 166 anos de Pedro II. Às 6h o sino da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição já anunciava a celebração de missa em Ação de Graças pelo natalício de nosso município. Às 7h15 deu-se início à missa na Praça da Matriz, celebrada pelo padre Paulo Sérgio Duarte, especialmente para esta data memorável. (Às 7h23 chegou o bolo comemorativo na praça). Às 8h ocorreu a Comunhão. Às 8h15 se encerrou a missa.

Dando seguimento às comemorações, a banda Ordem de Perypery executou belas composições saudando as autoridades e a todos os cidadãos pedro-segundenses no tablado da Praça Domingos Mourão Filho. A cerimônia solene teve início às 8h30, com o hasteamento das bandeiras com execução dos hinos do Brasil e de Pedro II, pela banda Ordem de Perypery. A seguir, houve o pronunciamento do presidente do legislativo municipal, vereador Carlos José de Oliveira, citando a entrega de obras importantes. Depois foi a vez do pronunciamento do deputado estadual Wilson Brandão, que realizou uma rememoração da história de Pedro II e do papel das autoridades em compromisso com os interesses da coletividade, na entrega de obras de interesse da sociedade e devemos comemorá-las, pois Pedro II é uma vitrine ao nosso Estado. Depois, houveram as falas da vice-prefeito Elisabete Brandão e prefeito Alvimar Martins. Às 9h20 aconteceu os tradicionais parabéns executados pela banda, acompanhado do corte do bolo de 166 anos de Pedro II.

Às 10h as pessoas dirigiram-se para a cerimônia de  inauguração das etapas I e II da reforma do Hospital Maternidade Josefina Getirana Netta. Às 10h24 foi descerrada a fita inaugural pelas autoridades, com visita às novas dependências no Hospital, com todas as melhorias empreendidas em sua estrutura. Às 11h10 com presença das autoridades e convidados foi efetuada a entrega da Academia de Saúde Venâncio Pereira Costa no bairro Santa Fé, obra muito esperada pela população. Às 11h45 foi a vez da entrega da reforma do Terminal Rodoviário Joaquim Barroso de Oliveira, que ganhou verdadeira vida nova na visão dos profissionais e público que já visitou o local após essa renovação realizada. Por volta do meio-dia e meia, o prefeito Alvimar Martins compareceu e concedeu entrevista à FM Imperial 95.5 de Pedro II.

A vice-prefeita, Elisabete Brandão, ao participar da solenidade de Aniversário de Pedro II, assim se expressou: “Quero mandar nesse momento um abraço muito especial aos pedro-segundenses, que estão aqui, em outras cidades, em outros países, que estão de uma forma ou de outra levando o nome de Pedro II para o conhecimento do mundo. Dizer que nós, Alvimar, neste momento queremos parabenizar Pedro II em nome do Senhor, que está à frente do nosso município. Dizer que ontem à noite (10/11) participamos de um culto, na Igreja Evangélica, e hoje nós participamos de uma missa aqui nessa Praça Matriz, mostrando que o Pedro-segundense não faz distinção entre religiões, porque o espírito é quem diz qual é o altar em que a gente vai comemorar. Nós Pedro-segundenses somos iguais em todos os lugares. Por isso estamos aqui para comemorar 166 anos de emancipação política de nosso município, todos nós que estamos aqui, que fazemos parte da administração municipal e honramos o nome do município com o nosso trabalho”.

A programação da tarde das festividades alusivas aos 166 anos de emancipação política do município de Pedro II prosseguiu às 15h30, com a programação foi na Escola Municipal Tomaz Café de Oliveira/Santa Ângela (representando na ocasião as reformas e renovações ocorridas já em 16 unidades escolares). Compuseram a mesa de honra o prefeito Alvimar Martins, secretária municipal de Educação, Maria Amélia Santos, representante dos diretores de escolas urbanas, Eliane Soares, representante dos diretores de escolas rurais, Ana Cláudia Galvão, e a mãe de aluno Maria Clara Soares Santos. 

O prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, relata a experiência da gestão atual, nessa área específica da Educação municipal: “Quero aqui dizer a vocês nesse momento da inauguração das reformas dessas escolas (16 ao todo reformadas), são 5 escolas que estamos entregando hoje, e principalmente essa daqui; que a gente escolheu para daqui inaugurar as outras escolas, da Escola Municipal Thomaz Café de Oliveira, que faz referência aqui no bairro Santo Antônio e isso para a gente aqui, faz um bem a essa escola, escola de grande porte agora, com essa ampliação, garantindo espaço para que os diretores juntamente com suas equipes de professores possam aproveitar melhor esse espaço dessa escola. A administração também distribui livros, desde a primeira administração, o que o MEC não compra nós compramos da Educação Infantil, juntamente com Ensino Fundamental. Então, isso é um compromisso da nossa administração: de trazer uma escola de qualidade”.

Na fase seguinte das festividades, por volta das 17h, houve a inauguração de trecho de calçamento em pedra poliédrica da região da Barra dos Medeiros (bairro Gonçalo Medeiros) em trecho local que beneficiará além da comunidade o acesso a uma unidade escolar pavimentada e melhor integração do bairro ao centro da cidade. Por fim, já às 17h50, a comemoração foi com a reforma, urbanismo, implantação de sistema de irrigação e a aguardada inauguração da iluminação da Praça Antonino Martins de Andrade, a Praça da Juventude, encerrando as atividades dos 166 anos de Pedro II, por volta das 18h20.

O deputado estadual, Wilson Brandão, ressaltou na ocasião o papel do gestor público municipal: “Quero aqui parabenizar a prefeitura por tantas obras realizadas, inclusive esta (Terminal Rodoviário Municipal Joaquim Barroso de Oliveira), feita em outra gestão sua, se não me engano a 2ª gestão, que agora você revitaliza, isso é que é gestão! Uma gestão é feita de compromissos e ações, não é feita de promessas. Quando realizam, o povo guarda. Nós desse grupo político, nós temos compromisso de prometer e realizar!”.

 Fonte: Semcom - Pedro II.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES