Após período crítico da pandemia, feira Saberes e Sabores” volta acontecer

A feira tem como objetivo promover a agricultura familiar por meio da geração de receita e a qualidade de seus produtos sem agrotóxicos.

Feira Saberes e Sabores | Google / Foto: Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de 06 meses de paralização por conta da pandemia da Covid -19, cumprindo as determinações dos decretos baixados pelo Governos: Federal, Estadual e Municipal, estará de volta a feira da Agricultura Familiar “Saberes e Sabores”.

A retomada da feira está sendo reiniciada dia 08 de setembro (terça-feira) e ficará semanalmente as terças-feiras, sua realização, a partir das 06h da manhã, na Praça do Mutirão. A feira tem à frente da organização e mobilização dos agricultores, as instituições Centro de Formação Mandacaru e Sindicato dos Trabalhadore (as) Rurais de Pedro II.

Sidney Soares, Secretário de Políticas Agrário e Meio Ambiente, disse que para a retomada da feira “Saberes e Sabores”, aconteceram três reuniões, que teve a participação das instituições organizadoras, alguns agricultores familiares e representantes da Vigilância Sanitária, que apresentaram um protocolo a ser seguido com medidas de prevenção ao Covid-19. Segundo a diretoria do sindicato, dentro desse protocolo foi criado um outro compativo com a realidade da feira, onde será atendido o distanciamento, uso de máscara obrigatória, álcool gel em cada banca, toca, avental, para cada setor de comercialização de produtos deverá ter duas pessoas no mínimo, sendo uma delas responsável para o recebimento e troco do dinheiro. Outras medidas adotadas para que a feira fosse reiniciada foram a exclusão de produtos como queijo, espetinhos, etc... que precisam de manuseio.

O protocolo elaborado pelo próprio Sindicato dos Trabalhore (as) Rurais de Pedro II, foi apresentado a Vigilância Sanitária de Pedro II e aprovado, o que deverá ser cumprido na prática. 

Dona Altina Uchoa, Presidente da instituição, disse que é uma maneira de aquecer a economia de nosso município, depois de 06 meses, todas as atividades paralisadas, por conta dessa pandemia da Covid-19. Os nossos agricultores, vivenciando um momento muito difícil sem ter como comercializar seus produtos. As despesas e os gastos se acumulando, porque parte dos agricultores não tinha como vender seus produtos para cumprir seus compromissos. “Depois que eles vieram aqui várias vezes tentando uma solução, achamos por bem ver com o município uma maneira deles retomarem suas vendas por meio da nossa feira “Saberes e Sabores”, que é uma feira que trás para nossas mesas produtos de qualidade, sem agrotóxico, dando uma melhor qualidade a nossa saúde, pelo valor nutricional que tem seus produtos”. Disse, dona Altina Uchoa.         



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES