C. M. M. A se reúne para tratar problemática do lixão de Pedro II

C. M. M. A se reúne para tratar problemática do lixão de Pedro II

C. M. M. A se reúne para tratar problemática do lixão de Pedro II | Edinardo Pinto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Conselho Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Pedro II e moradores da Comunidade Aroeira, se reuniram para discutir a questão do Lixão Aroeira. O encontro aconteceu na noite dessa quarta-feira (2), na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Pedro II. A comissão da Prefeitura apresentou o plano de ações do município para desativação progressiva do lixão e construção de um aterro sanitário controlado.

Durante a reunião foram discutidas questões como limpeza, saúde ambiental e humana, vigilância sanitária e ambientais inerentes à questão da disposição final de resíduos sólidos e outros despejados no local. Os moradores da comunidade também denunciaram que terceiros têm depositado lixo e dejetos de fossas de forma indevida no lixão e nas suas proximidades.

O secretário municipal de Meio Ambiente de Pedro II, João Batista Martins Júnior, explica que o município já está elaborando o projeto para construção do aterro sanitário controlado, que deverá atender às demandas do setor no município. “Técnicos da Fundação Nacional de Saúde elaboraram um estudo de engenharia sanitária no local e já apresentaram os resultados e o local onde o aterro será construído já está em fase de desapropriação. Além disso, estamos tomando todas as medidas necessárias de vigilância, manejo adequado e segurança do Lixão da Aroeira durante a desativação progressiva. Temos a preocupação, também, de garantir que as áreas, tanto do Lixão da Aroeira, como do novo aterro sanitário que será construído, não sofram contaminação de terra e reservatórios de água”, diz.

Os representantes da Prefeitura ainda falaram aos moradores da comunidade quais ações serão tomadas de forma emergencial para solucionar o problema. “Nós vamos apresentar para os pedrossegundenses, até o dia 15 de maio, o projeto de construção do aterro sanitário, que vai atender à toda legislação ambiental e social, em específico à Lei de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Vamos ouvir os pareceres elaborados pelos técnicos do setor e abrir espaço para que a comunidade se pronuncie. Também vamos explicar como vamos agir para controlar a situação do Lixão da Aroeira, evitando contaminação, incêndios e garantindo a segurança dos moradores da região”, garante.

Estiveram presentes, representando a Prefeitura, os secretários de Meio Ambiente, João Batista Martins Júnior; secretário de Administração, José Marques Viana Neto; a Eng°. da secretaria de Infraestrutura, Karen Uchôa; o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Agnelo Barros; coordenador de Defesa Civil, Marcelo Braga; o diretor pedagógico da Secretaria de Educação, Prof. Joel Neves; o coordenador da Ouvidoria Osmar Getirana; representantes da secretaria de Comunicação, o jornalista João Paulo Santos Mourão e o comunicador Ednardo Pinto.

FONTE: SEMCOM

FOTOS:; EDINARDO PINTO 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES