Câmara Setorial da Apicultura realiza reunião e avança em projetos

Câmara Setorial da Apicultura realiza reunião e avança em projetos

Câmara Setorial da Apicultura realiza reunião e avança em projetos | Edinardo Pinto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmera Setorial de Apicultura da região norte do estado do Piauí, realizou sexta feira (07), reunião que aconteceu em Pedro II, na escola Família Agrícola, da Fundação Santa Ângela, localizada na comunidade Lajeiro.

A CODERVAP esteve representada pelo seu Presidente Saturnino Melo e alguns municípios que integram a instituição, entre eles: Pedro II, Milton Brandão, Domingos Mourão, Cocal da Estação, Piracuruca, Batalha, Piripiri e Campo Maior.

Na reunião algumas decisões foram tomadas, como por exemplo: Todo e qualquer recurso em parceria com o Governo do Piauí / PROGERE, só será liberado por meio das Câmaras Setoriais; o município poderá pleitear de mais de uma Câmara Setorial; Foi criado o calendário das reuniões da Câmara Setorial; os municípios que defenderem a Câmara Setorial a área da apicultura, deverá criar estratégia para potencializar, incentivar, propagar e consumir os produtos da abelha; em parceria com a ADAPI (Agência de Defesa Agropecuária do Piauí), realizar o georeferenciamento dos apiários que compõe a Câmara Setorial; buscar apoio das instituições federais, estaduais e municipais na realização de um simpósio de apicultura em Pedro II em setembro/2017, etc...

Na reunião participou o Assessor do Governador e Coordenador de todas as Câmaras Setoriais, Dr. Sergio Vilela, representando a Secretaria de Estadual da Agricultura, Diretor do PCPR e Comandante da Câmara Setorial Dr. Francisco das Chagas (Dr. Chicão), representante da Câmara Municipal de Vereadores e EMATER Fabio Oliveira, ADAPI José Sidney, SEBRAE, Paulo Alexandre, Secretaria Municipal de Agricultura Cleidiane Mesquita, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pedro II Presidente Agostinho Bispo e outros.

No caso de Pedro II, além da Apicultura, o município tem forte vocação para o Artesanato e o Turismo, que poderão pleitear recurso para o melhoramento da qualidade das áreas. 

Dr. Sergio Vilela, representante do Governo do Piauí disse que, "hoje as instituições é quem devem dizer aonde estão precisando de investimentos, ao contrário de antes, que o governo era quem escolhia um setor de chamada os representantes daquele município e comunicava". "Muitas vezes não funciona bem esse modelo de contemplação". "Dessa forma a probabilidade de dá certo e termos um retorno satisfatório é bem maior". Finalizou. 

Para o Presidente da ACPC (Associação Comunitária de Produção e Consumo), um dos maiores apicultores da região Dr. Sidney Macêdo, disse que, "o momento foi muito oportuno para celar alguns temas que ainda estavam em abertos, para daí dá início toda estratégia da Câmara Setorial Apílcula, na elaboração de projetos para alavancar mais ainda o setor de produção de todos os produtos derivados da abelha, inclusive com foco para exportação de Apitoxina, que é um produto caro e muito procurado fora do Brasil, para produção de medicamentos e cosméticos.".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES