Campanha Janeiro Roxo amplia alcance do combate à hanseníase em Pedro II

A campanha alerta para os sinais da doença e que tem cura, basta procurar o seu posto de saúde.

Drª Evandra Nogueira | João Paulo Mourão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Pedro II, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde e da Divisão de Atenção Básica em Saúde e Vigilância Epidemiológica, promoveu, durante toda esta quarta-feira (30), a Capacitação em Hanseníase, durante das atividades da Campanha Janeiro Roxo, voltada para os Agentes Comunitários de Saúde do município.

A dermatologista e ministrante da capacitação, Evandra Nogueira, abordou, entre outros aspectos, o histórico da doença, a incidência de casos no Brasil, as formas de transmissão, sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento. “Ministramos uma aula prática, bem didática, pois muitos não têm ideia do que é a doença, como é causada, como se pega. Então, na primeira parte, falamos sobre a doença, as formas de transmissão, diagnóstico e tratamento; e já na segunda parte do treinamento, falamos sobre cuidados básicos, orientações que os Agentes de Saúde podem repassar aos pacientes que têm hanseníase”.

A intenção da ação é melhorar cada vez mais o atendimento nos postos de Saúde. “O que queremos é que os pacientes sejam trazidos até os postos para que seja feito o exame dermato-neurológico e tenhamos um diagnóstico precoce. Queremos que o agente se sinta à vontade para fazer essa busca ativa”, complementa a médica.

Em 2018, a capacitação envolveu médicos e enfermeiros e este ano os contemplados foram os Agentes Comunitários de Saúde do município.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES