Dep. Uchoa é o presidente da comissão

Dep. Uchoa é o presidente da comissão

Edson Honorato e Dep. Uchoa | Edinardo Pinto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Assembléia Legislativa do Piauí aprovou na sessão de ontem dia 10, a criação da Comissão de Resolução de Litígio Territorial entre Piauí e Ceará. O grupo terá a finalidade exclusiva de discutir alternativas para o fim do impasse de posse das terras entre os dois estados.

O deputado Uchoa, presidente da comissão, convocou para a próxima segunda feira (16), uma reunião para organizar o cronograma das estratégias e metas do trabalho.

Segundo informações do deputado Uchoa, a Assembléia Legislativa do Ceará, começará ainda este mês as discussões sobre o assunto. Conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a estimativa do problema afeta aproximadamente 8 mil pessoas entre as recenseadas para o Ceará.

A área abrange cerca de 321 mil hectares

A fim de facilitar a operacionalização do censo de 2010, o IBGE estabeleceu o prazo até agosto de 2009 para que indefinições de limites e diversas sejam solucionadas.

Os deputados dos dois estados vão discutir as questões sobre a área. A área demarcada em registros oficiais do IBGE dos dois estados envolve 13 municípios cearenses que são: Granja, Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croata, Ipueiras, Poranga, Ipaporanga e Crateús e 7 municípios piauienses que são: Luis Correia, Cocal, Cocal dos Alves, São João da Fronteira, Domingos Mourão, Pedro II e Buriti dos Montes.

Com essa definição de limites, algumas cidades terão sua área territorial maior ou menor, como também a população poderá aumentar ou diminuir. No caso de Pedro II a sua área territorial e população serão maiores, onde o povoado de Cachoeira Grande deixará de pertencer a Poranga no estado do Ceará e passará a pertencer ao município de Pedro II aqui no estado do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES