É fundamental o monitoramento nos ônibus que chegam aqui

É fundamental o monitoramento nos ônibus que chegam aqui

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Secretaria Municipal de Saúde de Pedro II enviou comunicado a algumas escolas do município, inclusive uma delas para Escola Técnica Professora Angelina Mendes Braga, solicitando o afastamento de qualquer aluno por sete dias, o que apresentar os sintomas de gripe forte, ou seja, febre, dor de cabeça e de garganta, tosse. O mesmo comunicado orienta também a pessoa procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência, para melhor avaliação.

Antes há uma semana também a mesma secretaria colocou um carro de som circulando na cidade, onde chamava atenção para os sintomas da GRIPE A N1 H1, como: Febre, dor de cabeça e de garganta e tosse e orientava a quem apresentasse esses sintomas procurasse imediatamente uma unidade de saúde mais próxima de onde mora.

Inclusive existe um comentário aqui em Pedro II, de que já tem duas pessoas que vieram de outros estados, onde já tem casos da doença, que chegaram a Pedro II e apresentam esses sintomas, onde as mesmas estão sendo monitoradas em casa. Essa mesma conversa foi dita ontem (04) por um dos coordenadores da escola, que foi informado da existência desses dois casos suspeitos aqui na cidade. Essa confirmação foi solicitada por mim a Coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde Dra. Janaína Martins, onde a mesma falou que não tem conhecimento, inclusive em reunião com os Agentes Comunitários de Saúde do Município, nem um deles confirmou ter conhecimento de pessoa está com esses sintomas da Gripe A N1 H1.

Agora se não tem essas pessoas suspeitas de estarem com os sintomas semelhantes ao da gripe, porque o carro de som nas Ruas, orientando as pessoas, envio de comunicado para as escolas, se a principal porta de entrada dessa doença está na chegada de pessoas que vêm de regiões endêmicas, onde é de fundamental importância ser feito o monitoramento, já que as mesmas vem fora, de outros estados, que já apresentam casos. Vários municípios que não possuem terminal rodoviário estão adotando um local determinado para o desembarque de pessoas que vem de outros estados, onde no desembarque elas respondem a duas perguntas chaves a um profissional de saúde, de está ou não com gripe e se teve contato com pessoa na viajem ou no estado de onde ela está vindo que apresentasse os sintomas da gripe e em seguida recebe um folder explicando os sintomas da doença e as recomendações necessárias.

Aqui em no município de Pedro II, ainda não foi designado um local exclusivo para o desembarque de todas as pessoas que vem de fora, como também ainda não está sendo feito essa blitz por algum profissional de saúde que possa de imediato saber se alguma pessoa que está vindo de um desses estados nesses ônibus possa está trazendo ou não esse vírus. Inclusive essa observação nós fizemos segunda feira, aonde dois ônibus chegaram de São Paulo e as pessoas desembarcaram e não observamos essa investigação sendo feita por nem um profissional da saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES