Fotos: Açude Joana agoniza e pede socorro

Fotos: Açude Joana agoniza e pede socorro

Fotos: Açude Joana agoniza e pede socorro | Edinardo Pinto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O açude Joana de Pedro II, reservatório usado para manutenção do abastecimento de água da cidade, está agonizando. A água armazenada no manancial a cada dia está diminuindo. Estima-se que hoje a quantidade de água existente no mesmo não passe de 4%. 

Construído pelo BEC (Batalhão de Engenharia e Construção e inaugurado em 18 de agosto de 1996, com o objetivo de promover o desenvolvimento da agricultura irrigada no município e atender a demanda da escassez de água pelos moradores através do sistema de abastecimento de água, que na época era feito por meio de poços e não atendia de forma satisfatória o consumo. 

A cada dia, com o prolongamento da estiagem, a situação está caminhando para um agravamento nunca visto antes, caso os poços perfurados e canalizados na rede de abastecimento de água, não supra a necessidade do consumo.

Nessa manhã de quinta-feira (03), fomos ver de perto e conseguimos caminhar em grande parte do açude, que antes era submerso com uma profundidade de aproximadamente 3 metros de água e percebemos que a situação é muito mais grave do que se imagina. Se continuar diminuindo o volume do pouco de água que ainda resta, o que é previsível diante desse período quente e de estiagem, muitos peixes vão acabar morrendo com o aquecimento da água. 

Para se ter uma ideia, a Colônia de Pescadores que usava a água do açude Joana para fazer a manutenção e oxigenação da água de seus tanques de criatórios de peixes, hoje está tendo que perfurar um poço, porque no local onde funcionava a bomba com essa função está completamente seco. 

Além das baixas precipitações pluviométricas existente nos últimos anos no período chuvoso, outros fatores contribuíram para que o açude chegasse a essa situação, onde podemos destacar que em anos anteriores o açude recebia água não só de seus minadouros, mais também das chuvas que caiam na cidade e principalmente de alguns córregos e riachos localizados nas imediações da cidade e que após algumas chuvas, suas águas percorriam um trajeto até chegar ao açude Joana, o que deixou de acontecer devido algumas alterações no solo ocasionando o descaminho dessas águas para dentro do açude Joana.  

Dia 18 de agosto de 2017 o açude Joana fará 21 anos de inaugurado, uma data não para se comemorar mais para uma forte reflexão por parte das autoridades, organizações civis não governamentais e a própria comunidade, para ver se há alguma coisa a ser feita para salvar o nosso açude Joana, que pede socorro, pelo seu estado agonizador.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES