Gestão passada deixa UBS inacabadas, abandonadas no meio do mato

Gestão passada deixa UBS inacabadas, abandonadas no meio do mato

Gestão passada deixa UBS inacabadas, abandonadas no meio do mato | Edinardo Pinto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

da Atenção Básica em Saúde visa aproximar o sistema público SUS do cidadão e contemplar as necessidades mais comuns nas regiões em que atua. Contudo, obras paradas ou atrasadas prejudicam a situação em Pedro II. Ao todo foram detectadas 5 (cinco) UBS (Unidades Básicas de Saúde), iniciadas na gestão passada e que não sabemos ao certo por qual o motivo que as mesmas não foram concluídas.

As UBS foram iniciadas suas construções nas comunidades do Mufumbo, Pequis, Corrente, Cantinho, na zona rural, e no Bairro São Francisco, na cidade de Pedro II.

A situação como as mesmas foram encontradas pela atual gestão é de dar pena e dó, pelo seu estado de abandono e pelo mato tomando de conta, quando na realidade as mesmas deveriam estar dando uma melhor qualidade aos profissionais de saúde nas suas funções e as próprias comunidades possuindo um local digno de atendimento mais próximo de suas residências.

Apenas a UBS da comunidade Pequis, conseguimos localizar a placa de identificação da obra no chão, com as informações necessárias, dentre elas a do valor orçado que é de R$ 424.414,25 (quatrocentos e vinte e quatro mil, quatrocentos e quatorze reais e vinte e cinco centavos). Acreditamos que esse valor seja igual ao valor orçado para as outras quatro, até porque o prédio é padrão. Outra informação que não sabemos é se todo esse dinheiro correspondente ao valor que seria usado para suas construções se veio completo ou não. Hoje se faz necessário um novo projeto com orçamento atualizado para ser feito as suas conclusões. Para isso o município já está articulado por meio dos seus parceiros e representantes na esfera política federal em busca de recurso para essa finalidade. Espera-se que agora sejam concluídas em tempo o mais breve possível, para o devido atendimento ao público usuário.

"Nós já estamos vendo com a nossa equipe e os nossos representantes em Brasília, de que forma iremos conseguir recurso para concluir essas obras inacabadas, abandonadas e no meio do mato para servir as nossas comunidades. É lamentável o descaso como a saúde foi tratada no passado". Disse Alvimar Martins. 

UBS - Mufumbo

UBS - Corrente

UBS - Pequis

UBS - Bairro São Francisco

UBS - Cantinho

Fotos: Edinardo Pinto 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES