III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Pedro II

Reflexões e ações são debatidas sobre as políticas públicas da Melhor Idade

III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Pedro II | Edinardo Pinto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura Municipal de Pedro II, atendendo ao calendário de eventos da Assistência Social e ao público municipal, iniciou na noite dessa quarta-feira (24) e segue na quinta (25) com a III Conferencia Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

A Coordenadora do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Eluanille Gomes, afirmou que “A Conferência é de suma importância, pois vocês (idosos) são os principais protagonistas desta Conferência, III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa onde tem como tema: Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas. E que tem como objetivo geral estar discutindo propostas para implantar e implementar as políticas públicas voltadas para a pessoa idosa.”.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Elissiane Maria Alves Costa, iniciou a cerimônia de abertura cumprimentando os presentes: “Na nossa Secretaria nós disponibilizamos do Grupo da Terceira Idade, temos também nosso Grupo Girassol, que são nossas dançarinas, nossas idosas, que gostam muito de dançar. Agora, nós temos uma novidade e uma parceria: nós estamos em parceria com o Sindicato (dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais), que quero agradecer em nome da Dona Altina, estamos fazendo um trabalho com nossos idosos e com a FUNPAPI, que é a Fundação de Proteção ao Ambiente e Ecoturismo do Estado do Piauí.”.

Elissiane Costa também reportou a organização das atividades com idosos pela SEMAS e parceiros: “No primeiro momento tivemos a apresentação, formação dos grupos dos idosos que queriam participar, de início 20 idosos, 10 do grupo da Lenir Chaves da Melhor Idade e 10 do Sindicato (Rural). Tivemos a palestra e mês passado eles fizeram oficina de nutrição, a melhor qualidade de vida de nossos idosos com relação a alimentação. Foi uma oficina proveitosa e maravilhosa não só para os idosos mas para todos nós. Próxima semana eles vão estar com oficina de dança e atividade física. Sou uma admiradora como a dona Fátima falou: que o jovem de hoje é o idoso de amanhã. Então felizes os que tem a felicidade de chegar à idade de vocês.”.

“Nosso Conselho tem sido elogiado, não só a nível de Estado mas a nível de Brasil: pelo seu papel, pelo desempenho. Muitas vezes os conselhos eles passam além do que é para se fazer, a própria Justiça atribui a vocês coisas que eles poderiam estar também ajudando. O Conselheiro tem que se dividir: fazer o papel de pai, de filho, de promotor de justiça, é uma função difícil, às vezes as pessoas escolhem os conselheiros e aqueles conselheiros que são escolhidos pela sociedade eles têm o seu papel, que muitas vezes as pessoas não valorizam e isso é importante para nossa sociedade.”. ressaltou o prefeito Alvimar Martins.

Alvimar inclusive descontraiu-se com o público, lembrando da evolução que o mundo vem passando e a geração idosa vem acompanhando:“Normalmente uma geração são 100 anos. Algumas pessoas passam mas muita gente não passa de 100 anos e nós vimos a tecnologia, nós vimos o desenvolvimento que há 50 anos atrás, nós poderíamos até imaginar mas não sabíamos que era desse jeito o desenvolvimento da tecnologia. As gerações, a cada segundo, a cada minuto, elas vão mudando, vão renovando e essa renovação vem dada por Deus.”

Ainda houve espaço para repente-improvisado e apresentação teatral sobre a questão social da pessoa idosa e seus dilemas, muito prestigiados pela audiência de pessoas presente. A III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa prossegue nessa quinta-feira (25), com o desenvolvimento dos seus IV eixos, dentro de grupos de trabalho, com posterior plenária final e escolha dos delegados para as etapas posteriores, como a Conferência Estadual e Nacional que haverá.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES