III ENAC surpreende pela quantidade de apicultores e programação

III ENAC surpreende pela quantidade de apicultores e programação

III ENAC surpreende pela quantidade de apicultores e programação | Edinardo Pinto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aconteceu nos dias 27 e 28 de outubro o Encontro de Negócios da Apicultura dos Cocais, Carnaubais e Planície Litorânea. As atividades do evento foram realizadas no auditório do CEEEP – Escola Angelina Mendes Braga em Pedro II.

O objetivo do encontro, que é uma realização do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, e da Cooperativa de Desenvolvimento Rural do Vale do Rio Piracuruca, COODEVARP é aproximar os apicultores das entidades que fomentam a cadeia produtiva apícola, incentivando a produção de mel, pólen, própolis e apitoxina na região norte do Piauí.

Entre as atividades, foram realizadas palestras, oficinas, Dia de campo, exposições, feiras, concurso com premiações e outros assuntos.

No local aconteceu uma feira com os produtos oriundos da abelha, que foram comercializados, entre eles, o mel, xaropes caseiros, cosméticos a base de mel e pólen. Os participantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer equipamentos para produção de apitoxina, pólen e própolis.

O evento teve total suporte do SEBRAE, na pessoa do Paulo Alexandre, coordenador de projeto de apicultura, que prestou atendimento aos participantes, mostrando a importância do trabalho organizado, buscando o apoio técnico do SEBRAE, para o auxílio de coquista de mercado para garantir a sustentabilidade dos negócios.

Na oportunidade, várias autoridades da área da apícula estiveram presentes, como o presidente da CODEVARP, senhor Saturnino Medes, presidente da OCB (Organização das Cooperativas do Brasil) Dr. Leonardo Eulálio, Paulo Alexandre, Coordenador do projeto da apicultura do SEBRAE Norte do Piauí, Francisco Lima, Secretário do Desenvolvimento Rural, Wilson Brandão, Deputado estadual, Alvimar Martins, prefeito de Pedro II, Agostinho Bispo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pedro II e demais autoridades presentes.

No início da noite de sexta feira (27), aconteceu o momento solene ode algumas autoridades usaram da palavra. O presidente da ACPC (Associação Comunitária de Produção e Consumo) e o pioneiro na implantação da apicultura aqui a região norte do estado Piauí Dr. José Sidney Macedo, disse “está muito satisfeito pela quantidade de pessoas presetes no evento, com interesse de buscar novos conhecimentos e técnicas para impulsionar sua produção de mel, que é uma atividade rentável e de sustentabilidade, apesar de quase cinco anos de seca com baixas precipitações pluviométricas em grande parte dos municípios da região norte, mais muitos apicultores resistiram essas dificuldades e hoje estão vendo que valeu apena, pela valorização do mel que temos hoje com a esperança de nos fortalecermos ainda mais com a produção da Apitoxina, que é o veneno da abelha, um produto muito valorizado e de muita aceitação o mercado europeu”. Finalizou Dr. José Sidney Macedo.

Já o senhor Saturnino Medes, disse que “o encontro é um momento para que os apicultores troquem experiência, conheça novas técnicas que estão sendo usadas para aumentar a produção e melhorar a qualidade do mel e seus derivados".

O Francisco Lima, Secretário do Desenvolvimento Rural, disse que “a apicultura é sem sombra de dúvidas um potencial na geração na geração de emprego e renda na região norte do Piauí. O que esperamos é que a câmara setorial e territorial que é um desdobramento da câmara estadual, cumpra o seu papel de forma unida com todos os seguimentos para tratar temáticas importantes dentro da cadeia produtiva da apicultura”. Disse Lima.

Wilson Brandão, deputado estadual, um dos grandes apoiadores e incentivadores do III ENAC, disse que “o evento tem como objetivo incentivar de maneira organizada e sustentável a apicultura da região norte do Piauí. É um momento de debates de trocas de experiências dos problemas inerentes a essa cadeia produtiva que é a apicultura. É um momento que pode despertar o interesse daqueles que ainda não estão na atividade e possa ingressar e os que já estão dentro da atividade possa cada vez mais ampliar sua produção de mel, própolis e de outros produtos derivados da abelha como a apitoxina, que é o veneno da abelha muito procurado e valorizado em outros países para a produção de cosméticos, etc..

Sempre fomos um defensor do mel, por ser um alimento rico, nutritivo e saldável, inclusive chegamos a criar uma lei para inserir o mel no cardápio da merenda escolar, infelizmente até o momento o estado não implementou essa ideia até o momento de colocar o mel dentro do cardápio da merenda escolar”. Disse Wilson Brandão.

É um momento em alta para a apicultura, onde aqui está se discutindo a melhor de fortalecer essa cadeia produtiva da apicultura, por meio de palestras, oficinas, dia de campo, exposições, feira, enfim, é um momento em que se busca a unificação de ideias, propostas, projetos visando esse fortalecimento com o objetivo de ampliar essa produção como também buscar a valorização dos produtos derivados da abelha e identificar os mercados tanto aqui o Brasil como fora para sua a comercialização desses produtos”. Enfatizou o Prefeito Alvimar Martins.

O final da solenidade, o Presidente da ACPC, Dr. Sidney Macedo, surpreendeu e emocionou algumas pessoas presentes com uma homenagem através da entrega de placas para as seguintes pessoas e instituição: 

1-Alexandrina Santos Sousa (apicultora mais velha – Palmeira dos Soares)

2-Edilson de Cruz Castro (apicultor mais velho – AGROMEL - Teresina)

3-Thiago Felipe Dias Araújo (apicultor especial – APICAM – Campo Maior);

4-Dr. José Sidney Macedo (melhor rótulo / embalagem – SIMEL – Pedro II)

5-COODEVARP (inovação tecnológica – Piracuruca).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES