Janeiro Roxo: Prefeitura de Pedro II reforça combate a hanseníase com capacitação de profissionais da saúde

As ações acontecem nos postos de saúde do município com palestras e busca ativa de novos casos

Drª Evandra Nogueira | Edinardo Pinto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ao longo do mês de janeiro, a Prefeitura de Pedro II vem promovendo ações em alusão à campanha Janeiro Roxo, identificar casos de hanseníase no município bem como tratá-los e curá-los, atingindo a meta do Ministério da Saúde.

A iniciativa tem como base as estratégias estabelecidas dentro do Plano de Ação desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e tem como objetivo a busca ativa de novos casos e seus contatos para diagnóstico precoce da doença, além do compartilhamento de informações sobre a doença, sua prevenção e controle.

Dentro da programação da campanha, estão sendo realizados mutirões de busca ativa da doença pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS); mutirão de consulta de pacientes com a suspeita da doença, realizada pelo enfermeiro e médico de cada equipe do posto de saúde (ESF); consulta anual de contatos domiciliares de pacientes em tratamento e casos já encerrados de hanseníases; atividades educativas com os usuários da Unidades Básicas de Saúde.

O clínico geral Aristides Filho destaca a importância das capacitações ofertadas aos profissionais da saúde. “A hanseníase é uma doença grave que atinge a pele e os nervos levando a sequelas e incapacidades permanentes. Por isso, ampliar as capacitações é importante para que os índices de hoje sejam diminuídos ao longo do tempo”, explica.

No dia 30 de janeiro, a dermatologista do município, Evandra Nogueira, irá ministrar palestras aos profissionais de saúde sobre hanseníase. Evandra salienta a necessidade vital de realizar um trabalho dedicado voltado à identificação e tratamento da doença. “Ano passado realizamos o treinamento dos enfermeiros e médicos do município e esse ano o nosso alvo são os Agentes Comunitários de Saúde – ACS. O nosso objetivo é que haja a descentralização o diagnóstico dessa patologia. Além disso gostaríamos de contar com os Agentes de Saúde no acompanhamento desses doentes após a alta por cura, tendo em vista que muitos pacientes podem evoluir com reações e sequelas anos após concluir o tratamento. Parabenizamos o prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, e a secretária de saúde do município, Tatiana Galvão, por estar nos dando total suporte na campanha, afinal de contas, o primeiro passo é a população estar bem informada sobre a doença e seus tratamentos”, conclui Evandra Nogueira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES