Mandacaru X Prefeitura de Pedro II em parceria

Mandacaru X Prefeitura de Pedro II em parceria

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Parceria entre Mandacaru e Prefeitura de Pedro II está se ampliando cada vez mais. O objetivo do Mandacaru de propor uma melhor condição de vida as famílias de baixa renda, com energia, água através das cisternas, poços tubulares que são perfurados, equipados e às vezes até canalizado água para as residências, elaboração e acompanhamento de pequenos projetos de geração de emprego e renda, como criação de galinha, bode, hortas comunitárias etc. Agora essas ações estão cada vez mais sendo ampliada com a parceria da Prefeitura de Pedro II através do prefeito Alvimar Martins, que tem apoiado e se prontificado em somar esforços na conquista de resolver os problemas mais urgentes dessas comunidades rurais de Pedro II.

Segundo José Pinheiro (Coordenador da Unidade Micro-Regional do Mandacaru), esta parceria começou pela escola Thomaz a Kempis (Eco-Escola), onde a Prefeitura se responsabiliza pelo transporte dos alunos, alimentos para a merenda e parte dos funcionários da escola são cedidos pelo município. Hoje está parceria está ampliada em várias comunidades como a Tapera dos Vitais, onde existe um projeto envolvendo a parceria entre o Centro de Formação Mandacaru de Pedro II, Associazione Modena Tenzo Mondo da Itália, Associação de Moradores da Região da Comunidade Tapera e Prefeitura de Pedro II com a construção do Colégio construído em Tapera no ano de 2007 com capacidade para mais de 170 alunos, oferecendo maior conforto e comodidade para os alunos da região que não precisam mais se deslocar a longas distancias para estudar como, por exemplo, nos Tucuns dos Donatos, pois o colégio de Tapera está próximo de todos, economizando tempo, custos e desgaste dos alunos onde muitos deles estudavam nas chamadas salas multi-seriados com várias séries juntas o que dificultava o trabalho das professoras e baixo rendimento na aprendizagem do aluno comprometido devido às salas de aulas serem impróprias para o aproveitamento e acomodação dos alunos.

Em alguns casos devido à localidade não ter colégio as aulas eram ministradas em casas de famílias.

Por estas e tantas outras realidades a Unidade Escolar de Tapera consegue eliminar estes acima citados e muitos outros desafios. Pra melhor rendimento da região o colégio recebeu um poço e nos próximos meses, deve dar inicio a construção de uma horta comunitária na área do colégio para a produção de verduras que estarão reforçando o cardápio da merenda escolar a ser consumida pelos alunos.

Agora, mais um investimento será feito na área de saúde, com esta mesma parceria será concretizado em breve, com previsão de conclusão e inauguração para o mês de março de 2009. Esta unidade de saúde atenderá na parte ambulatorial, mais de 230 famílias de várias comunidades da região. A parceria visa contar com profissionais de saúde trabalhando no atendimento da população tanto médica como dentária..

A região de Tapera dos Vitais, que inclui um total de aproximadamente 10 comunidades, tem em sua maioria famílias que vivem da agricultura de subsistência e criação de pequenos animais, bolsa família e aposentaria.

Agora esta parceria vai mais adiante com a perfuração, equipação de poços e se for possível até a canalização de água para as residências.

Segundo o Pinheiro, para esta primeira faze, já estão garantidos a perfuração de 14 poços, que está previsto para este mês o início, onde atenderão as comunidades que estão com maior dificuldade de água.

A parceria envolve o Mandacaru, DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) Prefeitura de Pedro II e deputado federal Osmar Júnior.

Hoje o grupo do Pinheiro que é o presidente do diretório municipal do PC do B e faz parte do Mandacaru, goza de um prestígio sadio com o prefeito Alvimar, porque ele usa este prestígio de uma maneira limpa beneficiando as comunidades, as famílias que precisam de um apoio e com isso ganha todo mundo.

Para ser político não basta só a vontade é preciso ter ação, na tentativa de resolver os problemas de uma comunidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES