SEÇÕES

Milton Brandão: População terá água tratada a partir de terça-feira (12)

O tratamento de água também contemplará os chafarizes da cidade e das comunidades rurais.

Sistema de dosador de cloro | Edinardo Pinto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura Municipal de Milton Brandão, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura realizará limpeza e desinfecção da caixa d’água e dos três poços responsáveis pelo abastecimento da caixa d’água, que também passarão por uma desinfecção.

Conforme informações do Secretário Miguel Inácio, o fornecimento de água será suspenso no domingo (10) à noite, onde uma equipe de pessoas estará realizando esse trabalho no decorrer de toda segunda-feira (11), com o fornecimento da água retornando na terça-feira (12), pela manhã, já com água clorada.  

O trabalho será acompanhado pelo Coordenador de Endemias Agnelo Barros, que também estará com sua equipe para reativar o dosador de cloro, equipamento que permite a população ter água tratada. A partir de terça-feira (12).

Segundo Agnelo Barros, as pastilhas de cloros estarão sendo compradas na segunda feira em Teresina, pelo prefeito Evangelista Resende, o que garantirá que a população passe a ter água tratada, de qualidade nas torneiras de suas casas, sem risco de doenças, bactérias ou coliformes. Para evitar qualquer risco de contaminação da água, será feito um revestimento da caixa d’água, pelo lado da serra, evitando que a água que vem de cima possa contaminar a água da ciaxa d’água. Também será feito uma proteção ao redor da caixa d’água, impossibilitando o acesso de pessoas. Esse trabalho será também realizado nas caixas d’águas dos chafarizes, aqui na cidade e nas comunidades rurais.  Será realizado a lavagem das caixas d’água e será feito o uso de cloro por meio da Garrafa Mineira, que funciona como um dosador de cloro. Esse tratamento irá dá a população um grande benefício a sua saúde com a qualidade dessa água que eles terão.  

Agnelo Barros, relata também, que esse controle da qualidade da água é feito pelo Sisagua, que é um dos programas do ministério da Saúde.  O programa é executado por meio das coletas e amostras de água a cada dois meses, com o objetivo de garantir água potável e de qualidade a população do município. “Em conversa com o prefeito Evangelista Resende, foi uma de suas preocupações de imediata, assegurar a qualidade de água a população. Essa preocupação do Evangelista Resende é muito oportuna, porque quando se fornece água tratada a população adoece menos, com isso, a população de Milton Brandão, tem uma melhor qualidade de vida”. Disse Agnelo Barros.

Evangelista Resende, relata que recebeu o município com problemas sérios. Um deles foi à inadimplência no CAUC (Cadastro Único de Convênios), o que impossibilita a Prefeitura de receber qualquer recurso do Governo Federal. “Temos que atender de imediato algumas necessidades emergenciais, uma delas é garantir a qualidade do fornecimento da água a população. Já autorizamos a limpeza da caixa d’água com a desinfecção, porém os três poços responsáveis pelo abastecimento da caixa d’água, serão desinfectados também. Depois, esse trabalho será feito nas caixas d’água dos chafarizes tanto da cidade como das comunidades rurais. Na segunda-feira (11), vamos a Teresina para comprar as pastilhas de cloro, para na terça-feira a população já receba em suas casas água tratada com cloro”. Disse Evangelista Resende.        



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos