Município cria comissão de prevenção ao covid-19

Comissão de prevenção e enfrentamento ao Covid-19 reunida

Comissão de prevenção e enfrentamento ao Covid-19 reunida | SEMCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o objetivo de traçar estratégias para a prevenção do coronavírus (covid-19) em Pedro II, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), criou a Comissão de Prevenção e Enfrentamento à doença. O grupo é formado por representantes de diferentes órgãos municipais e irá atuar no reforço e proteção da população.

 Uma das prioridades estabelecidas foi a elaboração do plano de contingência, que aborda o reforço e preparação das equipes dos postos de Estratégias Saúde da Família (ESF), Centro de Saúde Hortência Campêlo e Hospital Municipal Josefina Getirana Netta (HMJGN) para receber possíveis casos suspeitos. A gerente de Vigilância Epidemológia, Maria Herlândia Sousa, explica como serão desenvolvidas as ações.

 “Vamos ter equipes específicas da Atenção Básica para receber pacientes que apresentem os sintomas. Essas pessoas serão submetidas à triagem para que seja feito o diagnóstico preciso. Nossa orientação é que, no surgimento de tosse, febre e demais sintomas relacionados à gripe, o indivíduo procure, imediatamente, o atendimento médico nos ESFs, sempre protegendo nariz e boca. Já os pacientes mais graves, que também apresentarem febre ou falta de ar, devem acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para levá-lo ao hospital”, explica Maria Herlândia.

 Outro ponto discutido pela Comissão foi a questão dos ônibus com viajantes vindos de outras cidades para Pedro II. Foi deliberado, durante a reunião, a obrigatoriedade da assinatura pelos proprietários de cooperativas de ônibus do Termo de Declaração e Responsabilidade. Segundo o coordenador de Vigilância Sanitária da SMS, Francisco Mardônio Brito, a fiscalização das equipes de Saúde será intensificada.

 “Nossos profissionais estarão de plantão nas paradas e Rodoviária de Pedro II para orientar e conscientizar os passageiros para ficarem em casa o máximo de tempo possível. Já os que tiverem suspeita de covid-19, a recomendação é a mesma que é dada para o restante da população. Através do Termo, os empresários estão se comprometendo em reforçar a higienização dos veículos, com uso de álcool em gel, bem como notificar a Comissão sobre os horários de saída de ônibus para que sejam realizadas as triagens nos passageiros”, frisa o coordenador.

 Medidas preventivas adotadas em Pedro II

Outras ações são realizadas no município a fim de evitar o contágio da doença. A partir desta quarta-feira (18), estão suspensas as visitas às enfermarias do HMJGN, sendo permitida, apenas, a troca de acompanhante, quando necessária. O prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, assinou, também, o Decreto 041/2020, que antecipa as férias escolares até 1º de abril; suspende, temporariamente, eventos de grande porte; e adia férias de profissionais da Saúde. Todas as medidas adotadas seguem as recomendações do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde (OMS).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES