Outubro Rosa é intensificado nos postos de saúde em Pedro II

Outubro Rosa é intensificado nos postos de saúde em Pedro II

Outubro Rosa é intensificado nos postos de saúde em Pedro II | João Paulo Mourão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante todo o mês, a Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou o atendimento nos postos de saúde voltado à prevenção contra o câncer de mama e de colo uterino. A articulação faz parte da campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar e atender a mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos de idade, principalmente. Os atendimentos seguem até o final de outubro e nesta quarta-feira (24) acontece o Dia D da campanha, a partir das 16 horas, na Praça da Juventude.

Durante o encontro, haverá uma palestra sobre câncer de mama com a médica Evandra Nogueira. Em seguida, tem aula de dança com o professor Rafa Nascimento. “É um mês dedicado à saúde da mulher, onde estamos realizando, além dos exames, palestras, orientações, distribuições de folders e exames de prevenção do câncer do colo do útero. Esperamos todas as mulheres nesta quarta-feira, para falarmos mais sobre prevenção”, diz a secretária municipal de Saúde, Tatiana Galvão.

Até o final do mês o atendimento ocorre em todos os postos da Atenção Básica, na Estratégia Saúde da Família, e em outros pontos da cidade e do interior. De acordo com o enfermeiro Maximiliano Castro, do Posto ESF Cristo Rei, a campanha informa sobre os riscos dessa doença.

“No Brasil, mulheres de 50 a 69 anos devem fazer o exame de mamografia, com objetivo de identificar e prevenir, o mais precocemente possível, algum nódulo, para que seja feito tratamento e buscada a cura”, observa.

Ainda segundo Maximiliano, o objetivo é convocar as mulheres que nunca realizaram o exame de mamografia. “Nós temos a listagem de todas as mulheres nessa faixa etária, constando cada uma das que fizeram o exame há 2 anos, há 1 ano e aquelas que nunca realizaram. O Ministério da Saúde recomenda fazer uma mamografia a cada 2 anos, exame clínico das mamas e passar orientação”, pontua.

O enfermeiro Kario Araújo, explica que o Posto ESF Irene Matias dividiu as atividades em dois momentos. “Primeiro, compartilhamos informações da equipe com os usuários da nossa área, com palestra ministrada por mim e pela obstetra Ana Maria. Em outro momento, será realizado mutirão, no dia 25, com realização de citologias oncóticas. Também já fizemos triagens e o carro da mamografia está em Pedro II, onde vamos atender a várias mulheres”, destaca.

A médica Ana Maria ressalta que, durante a palestra no posto Irene Matias, houve uma participação muito boa, com perguntas e respostas a dúvidas frequentes das pacientes e convidadas. “Destacamos a importância de fazer o autoexame, rotineiramente, para verificar se há algum nódulo ou alguma outra alteração na região do mamilo, e os exames que fazem o diagnóstico precoce do câncer de mama, como mamografia”, destaca.

A enfermeira Carla Rodrigues, do posto de saúde ESF São Francisco, também falou sobre o mutirão de atendimento. “Nossa campanha iniciou no dia 1º de outubro, com os agentes comunitários de saúde convocando as mulheres para o exame da mamografia. Nós também estamos tratando sobre o câncer de colo de útero e vamos realizar exames de citologia aqui no posto e palestra de conscientização”, afirma.

Fonte: SEMCOM

Fotos: João Paulo Mourão 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES