Parceria município e Central da Mama atendem mulheres de 50/69 anos

Parceria município e Central da Mama atendem mulheres de 50/69 anos

Parceria município e Central da Mama atendem mulheres de 50/69 anos | Edinardo Pinto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Pedro II através da Secretaria de Saúde em parceria com a Central da Mama está realizando exames de mamografia em mulheres com idades entre 50 a 69 anos.

Para realização desses exames foram destinadas vagas para todos os quinze ESF (Estratégia de Saúde da Família), de acordo com a demanda de cada um.

Todas as mulheres com essa faixa etária de idade que não tenha feito o exame ou que esteja com mais de dois anos da realização do último foram notificadas a comparecerem ao seu ESF, para passar por uma triagem que é feita pelo enfermeiro (a) ou médico (a), que constatando a necessidade, será encaminha a Central da Mama, que está estacionado na Praça Domingos Mourão Filho (Praça da Matriz), para realizar o exame, que após a entrega a pessoa deve retornar ao seu ESF, para mostrar o médico para a constatação ou não de alguma anomalia. Em caso de confirmação a pessoa recebe o encaminhamento para realização de uma consulta com o Mastologista em Teresina, sendo que a Secretaria de Saúde dá o suporte necessário no deslocamento.

Conforme Joeide Barros, Coordenadora da Atenção Básica de Saúde, como é uma demanda grande, foi feito uma distribuição para contemplar todos os quinze ESF cidade e zona rural, ficando a distribuição de atendimento da seguinte forma:

Segunda feira (08):

Manhã: Comunidades Tapera e Palmeira dos Soares

Tarde: Bairro Vila Kolping

Terça-feira (09):

Manhã: Comunidade Goiabeira

Tarde: Bairros Areia Branca e São Francisco

Quarta-feira (10):

Manhã: Comunidade Tucuns dos Donatos

Tarde: Bairro Santa Fé    

Quinta-feira (11):

Manhã: Lagoa do Sucuruju

Tarde: Bairros Boa Esperança e Cristo Rei

Sexta-feira (12):

Manhã: Serra dos Matões

Tarde: Centro e Bairro Mutirão

Sábado (13):

Manhã: Bairros Santo Antônio e Cristo Rei

Tarde: Bairros Cristo Rei e Boa Esperança

“Esperamos que todas as mulheres nessa faixa etária de idade e que ainda não passou por esse exame ou que já tenha mais de dois do último exame feito deve comparecer ao seu ESF para passar por essa triagem, cujo objetivo é de proteger a sua saúde ou se for constatado algum problema que possa ser tratado cedo para garantir a cura. É um exame caro, se a pessoa for fazer em qualquer clínica está na faixa de R$ 200,00 e aqui está sendo de graça por conta dessa parceria entre a Prefeitura de Pedro II e a Central da Mama, são ao todo 420 exames a serem realizados. Disse Joeide Barros.

“Durante todo esse mês de outubro estamos trabalhando na campanha Outubro Rosa, que é um mês dedicado a saúde da mulher, onde estamos realizando também além desses exames de mama, palestras, orientações, distribuições de folders e exames de prevenção do câncer do colo do útero para as mulheres interessadas. Então, participe desse momento e oportunidade que você mulher está tendo para checar se sua saúde está boa”. Pontuou Tatiana Galvão, Secretária de Saúde.      



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES