Prefeitura de Pedro II intensifica ações de combate ao Aeds aegypti

LIRA

LIRA - Equipe de Endemias | SEMCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Preocupada com o período chuvoso no Piauí, a Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Supervisão de Controle de Endemias, intensificou o trabalho de fiscalização dos focos do mosquito Aedes aegypti. A ação é realizada através de visitas domiciliares dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs).

Uma das estratégias adotadas para reforçar a atividade é a parceria com outras instituições, como Ministério Público, Secretaria de Assistência Social (Semas), Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), Limpeza Pública Municipal, Secretaria Municipal de Infraestrutura, bem como emissoras de rádio. Segundo o supervisor de Controle de Endemias, Rubens Galvão, foi feito também o remapeamento e zoneamento dos bairros da cidade, proporcionando a atualização dos locais de cobertura de atuação dos ACEs.

“Através do remapeamento, nós podemos obter novo reconhecimento geográfico, de acordo com os limites das áreas de cada posto de Estratégia Saúde da Família (ESF) dos Agente Comunitários de Saúde (ACS). Nós fizemos várias reuniões para articular que todos os ACEs, trabalhem por meio de zona, que é o que orienta e determina o Ministério da Saúde. Essa é a maneira mais prática de obter o resultado positivo, pois cada ACE trabalhará em parceria com um ACS para vistoriar imóveis fechados, terrenos baldios, pontos estratégicos, além de sensibilizar a população quanto ao problema”, ressalta o supervisor.

De acordo com o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), o município apresentou 2,3% de índice de infestação. Rubens Galvão explica as causas que levaram ao aumento dos registros, comparados aos levantamentos anteriores, em que a taxa era de 1%.

“Com as chuvas, é natural que haja esse aumento de casos de propagação do mosquito. Por isso, enfatizamos que o trabalho não é só dos agentes, mas também da população, que precisa fazer sua parte. A melhor maneira de prevenção é evitando deixar água parada, depositar o lixo em local apropriado, colocar terra em vasos com plantas, entre outras ações”, destaca o supervisor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES