Prefeitura de Pedro II orienta instituições sobre a emissão da Carteira do Autista

Carteira do Autista

Orientações como emitir carteira do Autista | SEMCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi realizada, nessa quinta-feira (23), uma reunião para discutir e fornecer orientações a entidades públicas e privadas sobre os procedimentos necessários para a expedição da Carteira de Identificação do Autista (CIA). O encontro foi convocado pela Prefeitura de Pedro II, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped).

O evento aconteceu na sede da Semas e contou com a presença de técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Juventude (Semjuv), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF),  Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), Hospital Maternidade Josefina Getirana Netta (HMJGN), Conselho Regional de Assistência Social (CRAS), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Conselho Tutelar, além da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

A presidente do Comped, Mikaeli Lima, enfatiza que o objetivo principal da CIA é garantir o atendimento prioritário dos beneficiários em órgãos públicos e privados. “Através da carteira, as pessoas com autismo terão muito mais vantagens nas áreas de saúde, educação, assistência social e ações voltadas à juventude. Com a confecção do documento, teremos um banco de dados confiável, de modo a identificar e diagnosticar as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município e no Piauí, como um todo, para promover a inclusão dessas pessoas”, explica.

Segundo a coordenadora da Pessoa com Deficiência de Pedro II, Lenir Chaves, a reunião servirá para que os agentes de cada instituição estejam preparados para realizar os procedimentos quanto à emissão da CIA e ampliação do atendimento aos autistas. “A coleta dos dados da Carteira do Autista será feita na Semas e a emissão é gratuita. Já a confecção será feita pela Secretaria Estadual de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid). Foi muito importante trazer cada representante para prepará-los para as mudanças” esclarece.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES