Prefeitura realiza encontro da rede entre saúde e assistência social na comunidade Goiabeira

O encontro serviu para esclarecer e tirar algumas dúvidas dos ACS no momento de encaminhar uma família ou pessoa para o atendimento nessa área do social.

Encontro com a Rede (saúde e assistência social) | Edinardo Pinto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na manhã desta quinta-feira (05), um encontro da rede, entre saúde e assistência social, para troca de informações, entre os dois setores.

A equipe do CRAS II (Centro de Referência da Assistência Social), através da coordenadora Jaqueline Alves e a Assistente Social, Clarisse Candeira, estiveram participando do encontro, no ESF (Estratégia de Saúde da Família) da comunidade Goiabeira, com os ACS, dando a eles total conhecimento dos serviços prestados na Assistência Social e CRAS, para que os mesmos de posse dessas informações desempenhem seu trabalho com maior facilidade e segurança no momento de direcionar a família para o atendimento e acompanhamento na área social.

Enfermeira Karen Gonçalves, gerente da Atenção Básica de Saúde do ESF da comunidade Goiabeira, responsável pela realização do encontro, disse que essa troca de informações e conhecimentos é muito importante para os dois setores, tanto o da saúde como o do social, por haver uma necessidade do trabalho em conjunto na busca de atingir os objetivos. “Com essas informações repassadas aos nossos ACS, com certeza iremos ter um melhor desempenho no trabalho realizado pela nossa equipe, ao mesmo tempo no momento em que surgir qualquer demanda na área social, eles já têm total conhecimento dos procedimentos a serem adotados e para onde será encaminhada aquela pessoa ou família. Ela ratificou que com a extinção do PMAC, esse incentivo financeiro do governo federal é feito por meio de avaliação, de todas as ações que o posto de saúde realiza, quanto melhor é avaliado melhor é o incentivo. “Disse, Karen Gonçalves.

O cargo de gerente de ESF, foi instituído pelo Ministério da Saúde, cargo que era ocupado pela própria enfermeira. Hoje é o gerente de atenção básica de saúde do posto, que é responsável pelo funcionamento, organização, planejamento, acompanhamento e execução das ações de saúde. Na ESF da comunidade Goiabeira, das vinte e uma indicações recomendadas pelo MS, sete já estão em execução que são: realização do pré-natal das gestantes, cadastro das gestantes antes do terceiro mês de gravidez, acompanhamento das consultas odontológica, realização exame de papa Nicolau, consultas e monitoramento de pressão arterial para os hipertensos, realização dos exames para os diabéticos e medicamentos, etc...

A coordenadora do CRAS II, Jaqueline Alves, disse que hoje o trabalho conjunto realizado de forma articulada e integrada, além de contribuir para a troca de saberes, proporciona uma solução ao considerar a totalidade dos  problemas do usuário, ou seja, a complexidade da realidade social, de modo que, seus problemas não sejam tratados de forma fragmentada, através de ações desarticuladas que dificultam sua inclusão social. “o debate e a reflexão acerca da intersetorialidade é relevante, e como ferramenta e mecanismo de gestão, contribui para a articulação e integração dos diversos serviços, órgãos e instituições comprometidas com a efetivação dos direitos sociais. Disse, Jaqueline Alves.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES