Saúde municipal realiza ações descentralizadas em Pedro II

Saúde municipal realiza ações descentralizadas em Pedro II

Saúde municipal realiza ações descentralizadas em Pedro II | João Paulo Mourão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atendendo ao anseio da população, a Prefeitura de Pedro II, através da secretaria municipal de Saúde – SMS ofertou hoje, um atendimento descentralizado no bairro Vila Kolping, mais especificamente na estrutura de apoio da Academia de Saúde da Praça do Mutirão. A equipe da Estratégia Saúde da Família – ESF São Francisco, tendo em vista os pedidos dos usuários resolveu ficar ainda mais próximo, levando seus profissionais de saúde para essa ação, visando ampliar o atendimento ao público daquela região.

A enfermeira responsável pelo ESF São Francisco, Carla Rodrigues, expõe o itinerário de atendimento dessa ação: “Hoje estamos aqui com a descentralização da equipe do ESF São Francisco para atender a população da área, pois os mesmos estavam com alguma dificuldade de deslocar-se ao posto de saúde, alguns pela distância outros por falta de meios de locomoção. Então, hoje resolvemos vir até eles, trazer consultas médicas e de enfermagem, aplicação de flúor também com nossos dentistas, para as crianças que vierem, aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e também estaremos verificando o peso de cada um fazendo avaliação antropométrica. Estaremos aqui realizando os atendimentos durante todo o dia de hoje.”

A odontóloga Amanda Pinheiro apresenta o serviço que estará sendo prestado na ação hoje: “O serviço que nós estamos fazendo é a aplicação de flúor para as crianças e orientação para os idosos, no caso os que usam prótese. Nós estamos fazendo toda uma orientação de como fazer a limpeza e até quando a prótese tem validade, além de escovação supervisionada.”

Sobre a ação, a médica Raquel Arruda, também da ESF São Francisco, explica o procedimento desse atendimento descentralizado às pessoas: “Em nosso caso, a importância está na questão do posto de saúde funcionar em outra área vizinha, assim tornando-se muitas vezes dificultoso para o acesso do usuário. Principalmente em vista nosso foco de hoje, que são hipertensos e diabéticos. Como são geralmente pessoas idosas, de classe social menos favorecida, muitas vezes não possuem transporte, portanto é importante essa ação de descentralização, tanto pela questão da distância como pela melhora dessa ação multiprofissional e interpessoal com o usuário.”  

A secretária de saúde Tatiana Galvão, afirma que essas ações irão ocorrer permanentemente em nosso município: “É uma orientação nossa, com total aval e apoio do prefeito Alvimar Martins, em estar levando os profissionais e equipamentos da saúde, o mais próximo possível da população. Nosso dever é facilitar a vida do usuário, e estaremos dando ênfase nessas ações de descentralização, não apenas na cidade, mas como também nas localidades rurais de Pedro II”.

Fonte: SEMCOM PEDRO II.

(Fotos: João Paulo Mourão).

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES