Saúde utiliza nova ferramenta de gestão visando resultados mais eficazes

Saúde utiliza nova ferramenta de gestão visando resultados mais eficazes

Saúde utiliza nova ferramenta de gestão visando resultados mais eficazes | Beto Barros
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Pedro II, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está iniciando a implementação de uma ferramenta de gestão focada em resultados, no acompanhamento dos resultados dos serviços oferecidos nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs).

Com a participação de enfermeiros e agentes comunitários de saúde das 15 Estratégias de Saúde da Família do município já foi realizada a 1ª Oficina de Planejamento Estratégico de Ações para os próximos cinco meses.

Quem ministrou a oficina foi o economista Barreto Júnior, que tem formação acadêmica em Economia e Planejamento Estratégico e prestou consultoria por vários anos para a Care Brasil, que é uma confederação global formada por diversas organizações não governamentais e que presta ajuda humanitária em todo o mundo.

A ferramenta apresentada na oficina é o 5W2H, que já é aplicada na gestão empresarial e se destaca pela simplicidade e eficiência de sua metodologia, pois ajuda a gestão a ter um controle maior das ações estratégicas nas quais pretende realizar. Trata-se de um método que visa facilitar os processos de elaboração de um projeto, garantindo uma visão controlada e planejada do mesmo.

 Barreto Júnior explica que através dessa ferramenta é possível identificar possíveis desafios e, consequentemente, superá-los. 

"A gestão de cada ESF, através da utilização desse método, vai poder identificar gargalos, dentro de suas estratégias, de suas ações e, através disso, diminuir possíveis erros que venham a ocorrer no transcorrer do ano", disse.

Segundo ele, essas estratégias e ações serão monitoradas e avaliadas a cada dois meses com o objetivo de medir a efetividade das mesmas.

"Vamos citar um exemplo bem clássico. Por que em um determinado bairro uma campanha de vacinação foi exitosa e em outra comunidade não atingimos a meta planejada? Nós vamos estudar onde foi que erramos e nos prevenir para futuras ações. É assim que queremos trabalhar com essa ferramenta", explicou o consultor.

"Esse novo conceito de gestão, com uma visão estratégica, é visto como oportunidade de evolução para o bom desempenho da função de cada gestor. A gestão municipal está dando mais um passo a frente, se preparando para o futuro e acompanhando a modernidade no que se refere a gerenciamento", ressaltou.

Ao final da oficina foi elaborado pelos profissionais presentes um Plano de Ação para os próximos cinco meses.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Fotos: Beto Barros



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES