Secret. de Saúde, estratégia total contra a dengue

Secret. de Saúde, estratégia total contra a dengue

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O inspetor dos agentes de endemias de Pedro II, Rubens Galv?o, est? realizando um trabalho de bloqueio de transmiss?o da DENGUE, detetizando as casas que tem pessoa com DENGUE. A detetiza??o est? sendo feita, atrav?s de uma bomba costal, motorizada, que permite fazer um trabalho mais localizado nos quintais das resid?ncias.

Esse trabalho ? mais uma estrat?gia da Secretaria Municipal de Sa?de de Pedro II, de ataque ao mosquito transmissor da DENGUE, onde est? sendo realizado pelos agentes de endemias e acompanhado pela secret?ria municipal de sa?de, Dra. Elba, com assessoramento do m?dico, Dr. Jo?o Eudes Martins, que tem um conhecimento e experi?ncia aprofundada sobre a doen?a, devido a sua participa??o em v?rios cursos a respeito da doen?a e do mosquito transmissor.

J? teve in?cio,o arrast?o contra a DENGUE, onde aproximadamente 500 pessoas est?o cadastradas, com incentivo, para fazer uma varredura por toda cidade e casas, em busca de lixo que possa acumular ?gua. Esta opera??o contra o mosquito da DENGUE, contar? com a presen?a de enfermeiros, epidemiologista, agentes de endemias e comunit?rios de sa?de. Na oportunidade, ser?o distribu?dos panfletos educativos em rela??o ? doen?a, conversa informal com os moradores, a t?tulo de esclarecimento. Dois carros est?o auxiliando na coleta desse lixo, que est? sendo recolhido nas casas e ainda o monitoramento dos recipientes de ?gua, com a coloca??o do abate, que mata a oxigena??o da ?gua, o que faz tamb?m as larvas do mosquito, tamb?m morrer.

Tamb?m faz parte do plano de contingenciamento, a permea??o e contempla??o de todas as faces do problema, com a capacita??o dos profissionais na ?rea de sa?de, visando o novo enfrentamento da DENGUE, acrescido de a?es de controle ao vetor, redu??o de n?veis de infesta??o vetorial, a gravidade do potencial da DENGUE cl?ssica, bem como a possibilidade de surto de febre hemorr?gica por DENGUE, que fundamentam a integra??o com a comunidade, com a participa??o dos organismos existentes como: igrejas, sindicatos, associa?es, funda?es, escolas, governos federal, estadual e municipal.

Todos os P.S. F do munic?pio tem hoje uma estrutura b?sica, para de forma emergencial, hidratar o paciente que eventualmente possa chegar com quadro de dengue complicada, antes da sua ida ao hospital, para melhor avalia??o.

Tudo est? sendo feito, para que Pedro II, n?o tenha nem um surto de DENGUE, inclusive at? o carro fumac?, tamb?m est? auxiliando no trabalho preventivo da doen?a.,



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES