Secretaria de saúde realiza reunião com os enfermeiros para tratar dos atendimentos nos ESF

Os ESF irão funcionar nos atendimentos prioritários.

Reunião com enfermeiros dos ESF | Edinardo Pinto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura Municipal de Pedro II, por meio da secretaria de saúde via coordenação de vigilância epidemiológica, reuniu os enfermeiros dos postos (Estratégia de Saúde da Família) no final da manhã desta quinta-feira (19), para repassar algumas informações em decorrência dos casos do Covid-19, confirmados no Brasil.

A reunião foi conduzida pela enfermeira Maria Herlândia, coordenadora da vigilância epidemiológica, que orientou aos enfermeiros sobre os atendimentos nos ESF, nesse período até o dia 02 de abril serão realizados os atendimentos só de urgência, que são pacientes hipertensos, diabéticos, gestantes de alto risco, crianças que precisam de atendimento de urgência, etc...  

Segundo a Maria Herlândia, já foram criadas equipes, cujo objetivo de dá total apoio e suporte a algum caso que os sintomas tenham semelhança com o Covid-19. A primeira equipe será responsável para levar a pessoa ao hospital Maternidade Josefina Getirana Neta, que supostamente apresente os sintomas semelhantes ao Corona Vírus, para as devidas providências. A segunda ficará responsável pelo o acompanhamento das pessoas que apresentem sintomas semelhantes ao do Vírus. A terceira equipe, fará o acompanhamento das pessoas que tenham chegado ou que possam chegar de área com casos confirmados do Covid-19.

No caso dos Agente Comunitários de Saúde, todos eles vão receber um treinamento via vídeo, para evitar aglomeração. Esse vídeo irá mostrar a forma correta como se comportar diante dessa situação, além da proteção que são os EPIs, (equipamentos de proteção individuais). Também será recomendado uma certa distância do ACS e as pessoas da residência e saber como proceder em caso de detectar alguma pessoa de uma determinada residência, que apresente sintomas parecidos com o do Covid-19. “É um momento muito ruim para nós, para Brasil e todo mundo, mas não adianta pânico, o que adianta é seguir as recomendações conforme o ministério da saúde, por exemplo, as pessoas devem ficar em casa, evitar aglomeração, lavar com frequência as mãos com água e sabão, etc... “Disse, Maria Herlândia.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES