Semar realiza vistoria em barragens e açude de Pedro II

Acompanhar a situação das barragens e açudes no território de Pedro II

Vistoria no açude Joana | SEMCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O superintendente de recursos hídricos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente – Semar, Romildo Mafra, visitou, nessa quinta-feira (11), as barragens e o açude Joana, em Pedro II. O objetivo era avaliar a situação hídrica das barragens e avaliar os riscos, por conta das chuvas. A visita é resultado de uma solicitação da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

Durante a vistoria, a equipe da Semar constatou um grande volume de água represada nas barragens situadas na região do bairro Cristo Rei, que impede que o açude Joana acumule um volume maior de água. Participaram das visitas aos locais o superintendente Romildo Mafra, o secretário municipal de Meio Ambiente, João Batista Martins Júnior, além do coordenador municipal de Defesa Civil, Marcelo Braga. 

“Pela Lei de Segurança das Barragens, a Lei 12.334/2010, criada após aquele acidente na barragem de Algodões, em Cocal, os órgãos vinculados ao Sistema Nacional de Meio Ambiente – Sisnama são responsáveis pela fiscalização das barragens, sejam elas federais ou estaduais. A nossa competência é fiscalizar, elaborar o relatório e comunicar aos órgãos gestores das barragens. No caso de Pedro II, o DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra Secas) é o responsável pela gestão física e estrutural das barragens”, afirma Romildo Mafra. 

Ele completa, ainda, que o açude Joana não acumula mais água por conta dos obstáculos existentes nas áreas próximas. Essa informação deve constar no relatório final da Semar. A perfuração ilegal de poços – sem autorização do órgão competente - também deve ser apontada no relatório. “Essa prática prejudica o lençol freático da região, uma vez que o poço deve ser a última opção”, finaliza o superintendente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES