Tutelar lança campanha, Olhos Abertos Mãos Solidárias

Tutelar lança campanha, Olhos Abertos Mãos Solidárias

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Conselho Tutelar de Pedro II lançou dia 1 de dezembro, campanha natalina na Rádio Matões FM, no Programa Jornalístico com o tema ?OLHOS ABERTOS MÃOS SOLIDÁRIAS?, para arrecadação de donativos como: Roupas, calçados, brinquedos e alimentos para as famílias que estão abaixo da linha de pobreza ou em estado de vulnerabilidade social.

A campanha foi uma sugestão da Promotoria Pública de Pedro II, que tem como representante o Promotor de Justiça Dr. Plínio Fontes, que vem realizando um importante trabalho a frente da instituição a qual representa pela sua atuação em diversas áreas, como o social.

Segundo a Presidente Maria Concebida, a Promotoria de Pedro II, por indicação do Conselho Tutelar está visitando in loco algumas famílias que moram em diversos Bairros da cidade, consideradas de risco social, para conhecer a realidade de cada uma e saber quais as ações que as mesmas estão recebendo pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).

O Centro de Referência da Assistência Social é uma unidade pública que atua com famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando à orientação e fortalecimento do convívio sócio-familiar.

Atende famílias que, em decorrência da pobreza, estão vulneráveis, privadas de renda e do acesso a serviços públicos, com vínculos afetivos frágeis, discriminadas por questões de gênero, idade, etnia, deficiência, entre outras. Cada unidade do CRAS conta com assistentes sociais, psicólogos, estagiários e pessoas de apoio. Os recursos para implantação e manutenção dos CRAS são provenientes do Governo Federal, através do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Governo do Estado e Prefeitura Municipal.

SEUS OBJETIVOS, SÃO:

Promover o acompanhamento sócio-assistencial de famílias em um determinado território;

Potencializar a família como unidade de referência, fortalecendo vínculos internos e externos de solidariedade;

Contribuir para o processo de autonomia e emancipação social das famílias, fomentando seu protagonismo;

Desenvolver ações que envolvam diversos setores, com o objetivo de romper o ciclo de reprodução da pobreza entre gerações;

Atuar de forma preventiva, evitando que as famílias tenham seus direitos violados, recaindo em situações de risco.

Principais atividades:

Atendimentos individuais;

Visitas domiciliares e institucionais;

Encaminhamentos à rede sócio-assistencial;

Reuniões e ações comunitárias;

Palestras voltadas às famílias e à comunidade;

Oficinas de convivência e de trabalho sócio-educativo;

Campanhas sócio-educativas;

Incentivo à geração de trabalho e renda, através de capacitação e intermediação de mão de obra;

Articulação e fortalecimento de grupos sociais locais.

Sabemos dos esforços por parte da Prefeitura de Pedro II através da Secretaria Municipal de Assistência Social, que tem contornado muitos problemas sociais. Devido o volume de recurso fica difícil atender todas famílias que precisam desse suporte social.

Toda e qualquer doação de alimento, roupa, calçado e brinquedo deverá ser entregue no próprio Conselho Tutelar ou na Matões FM.

A entrega está prevista para o dia 23 de dezembro em local ainda a ser definido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES