Vacinas: Município inova e substitui isopores por caixas térmicas

Vacinas: Município inova e substitui isopores por caixas térmicas

Vacinas: Município inova e substitui isopores por caixas térmicas | Enviada
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O município está trabalhando o melhoramento na qualidade da saúde conforme preconiza o PMAC (Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica), conforme assembleia realizada pelo Território dos Cocais, do valor total desse incentivo oriundo do Governo Federal, 60% é pago os profissionais como incentivo pela qualidade do trabalho prestado e 40% é destinado ao município para estruturação das Unidades Estratégia de Saúde da Família (ESF), na adequação do trabalho realizado. 

Um dos pontos observados e recomendados pelo próprio Ministério da Saúde é a substituição de isopores por caixas térmicas, realizado pelo município através da Secretaria Municipal de Saúde. As caixas térmicas oferecem maior durabilidade, segurança tanto na manutenção da temperatura, como na proteção das vacinas e se torna mais fácil sua higienização.

Foram compradas 16 caixas térmicas, sendo 14 para atender a necessidade dos ESF da cidade e do interior e 02 para o Centro de Saúde, local onde se encontra o armazenamento de todas as vacinas para realização dos reabastecimentos nos ESF, as terças feiras.

O município também equipará futuramente com geladeiras os 07 ESF que ainda não tem, para o armazenamento de vacinas. Outro melhoramento será a troca de todas as estufas por autoclaves, que é um equipamento novo com poder de segurança máxima na esterilização por matar toda carga microbiológica.

A Coordenadora de Imunização, Saara Markia, disse que “essa troca representa um grande avanço na segurança no deslocamento e na preservação da temperatura das doses de vacinas, conforme determinações do Ministério da Saúde”.  “Sempre se transportou essas doses de vacinas em isopor e com essa substituição evita qualquer um desses riscos”. Finalizou Saara Markia. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES