Vacine-se cinco dias antes se for viajar para área de risco

Vacine-se cinco dias antes se for viajar para área de risco

Vacine-se cinco dias antes se for viajar para área de risco | Eudes Martins
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em Pedro II a vacina contra a febre amarela está disponível no Centro de Saúde ESF Hortência Campelo, no entanto, é interessante e de suma importância que as pessoas que estão com viagens agendadas para os estados brasileiros onde a febre amarela se alastra, que procure o Centro de Saúde para tomar a dose da vacina, sendo necessário levar consigo, um comprovante da viagem. A restrição é uma forma da Secretaria Municipal de Saúde do município de controlar as doses disponíveis da vacina. Vale destacar que Pedro II não se encontra na área de risco, no Piauí, a área de recomendação se encontra apenas na região Sul do estado. Destacando ainda que a vacina também é recomendada para quem vai viajar para outros países.

Saara Markia, Coordenadora de Imunização no município de Pedro II, explica que as pessoas que vão viajar para outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia entre outros, devem levar um comprovante da passagem ao Centro de Saúde Hortência Campelo, para ter acesso à vacina. “É importante frisar que a vacina é dose única, uma vez tomada ela vai proteger a pessoa por toda a vida. Então, aquela pessoa que nunca tomou a vacina e está viajando para essas áreas de risco, é importante que procure o Centro de Saúde para receber a dose de vacina no prazo de até 10(dez) dias antes da viagem, reforçar também que é necessário que compareça portando o cartão do SUS, carteira de vacinação e o comprovante da viagem, pode ser a passagem ou algum comprovante de hospedagem desses locais que o mesmo estará indo”, frisa a coordenadora.

A vacina contra febre amarela é recomendada para pessoas com idades entre 9 meses e 59 anos, e está no calendário de imunização nacional, para o idoso acima de 60 anos, o mesmo deve comparecer com um atestado médico solicitando a dose e autorizando a tomada da vacina. No Piauí não há registros da doença há mais de 40 anos. Quem já tomou pelo menos uma dose está devidamente imunizado e não precisa tomar uma segunda.

O Centro de Saúde ESF Hortência Campelo, fica localizado na Rua Agostinho Pinheiro dos Santos no centro de Pedro II.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES