19º Grito dos Excluídos trás mais de 3 mil trabalhadores(a) rurais para o manifesto

19º Grito dos Excluídos trás mais de 3 mil trabalhadores(a) rurais para o manifesto

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta sexta-feira, dia 06 de setembro, foi realizado o 19º Grito dos Excluídos com a participação de mais de 3 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais de várias regiões do Piauí. A manifestação teve início por volta das 8h com saída do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária ? INCRA e seguiu pelos três poderes. A primeira parada foi na Assembleia Legislativa do Piauí ? ALEPI, depois o grupo seguiu até a Prefeitura Municipal de Teresina e finalizou em frente ao Palácio do Karnak.

O grupo que é constituído pela igreja e movimentos sociais tais como Obra Kolping, Caritas, Celta, Cerac, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais entre outros, pedem prioridade em projetos de reforma agrária e melhorias nos assentamentos. Agricultores de Picos, São Raimundo Nonato, Campo Maior, Bom Jesus, Pedro II e outras cidades também participaram do movimento.

Os manifestantes estão desde a quinta-feira, dia 05 de setembro, acampados na sede do Incra em Teresina. No Piauí, somente o MST coordena 76 assentamentos, com mais de 500 famílias em todas as regiões do estado.

COMO COMEÇOU O MANIFESTO

O Grito das pessoas excluídas teve início no ano de 1995, como continuidade ao tema da Campanha da Fraternidade, que naquele ano refletiu a exclusão social no Brasil.

É uma iniciativa das Pastorais Sociais Conferência Nacional dos Bispos do Brasil CNBB em parceria com numerosas entidades, movimentos, associações e organizações de base.

É realizado sempre na Semana da Pátria, pois revela uma nova concepção de patriotismo que vai se impondo a cada ano que passa. Ao lado de uma atitude passiva que se limita a assistir de camarote o desfile de soldados, armas e escolas, cresce a noção de participação ativa, não só enquanto questionamento diante dos rumos do país, mas, também, como atuação propositiva em vista de uma sociedade justa, solidária e fraterna.

O Grito promove, nas ruas, praças e campos, o desfile dos excluídos. Pessoas que se sentem cada vez mais à margem dos destinos da nação, seja do ponto de vista econômico e político, seja do ponto de vista sociocultural.

Neste ano, a 19° edição do Grito dos Excluídos, traz como temática a reflexão sobre a situação da Juventude, vítima de um sistema gerador de exclusão, discriminação, violência e extermínio juvenil.

Fonte: Kolping



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES