Devotos enchem Catedral de Picos na missa do lava pés .

Devotos enchem Catedral de Picos na missa do lava pés .

crismados | foto divulgada
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A missa solene foi presidida pelo bispo diocesano de Picos Dom Plínio José Luz da Silva e reuniu um expressivo número de católicos

Postado:Leila Fernanda

Centenas de fiéis lotaram a Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, em Picos, no final da tarde e inicio da noite desta quinta-feira, 17, para acompanhar a Missa Solene da Ceia do Senhor e Lava Pés. Em seguida, adoração ao Santíssimo Sacramento.

A celebração foi presidida pelo bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva e concelebrada pelos padres Chiquinho, Ferdran e Francisco João. Na missa Dom Plínio repetiu o gesto de Jesus e lavou os pés de doze pessoas escolhidas no meio da comunidade.

Foto:José Maria Barros

A missa da Ceia do Senhor e Lava Pés faz parte das atividades religiosas da quinta-feira Santa em Picos. Pela manhã, também com a Catedral lotada, houve a missa solene do Santo Crisma e que contou com a presença de todos os padres da Diocese.

A cerimônia do Lava Pés tem um significado especial para os católicos no período da Semana Santa. O ato relembra os últimos momentos de Jesus Cristo junto aos discípulos antes de ser preso e depois crucificado na cruz. A celebração foca na última ceia e no gesto de humildade de Jesus Cristo ao lavar os pés dos dozes apóstolos.

Durante a homilia, Dom Plínio José destacou a importância da data, um dos momentos marcantes do catolicismo, pois rememora a instituição do Sacramento da Eucaristia. ?Foi nesse dia que nasceu a missa, uma única missa?, recorda o bispo de Picos.

Lava Pés

Segundo Dom Plínio o Lava Pés é um ensinamento de Jesus para a vivência da humildade. ?É um gesto de serviço, mas um serviço sem medida. Jesus, ao mesmo tempo em que reconhece que recebe tudo do pai, todo o poder, mesmo assim ele externa que acima do poder, mais eficaz é o serviço, pois contenta a todos?, explica o bispo.

Foto:José Maria Barros

Para Dom Plínio essa mensagem é forte e possível para a sociedade atual. Precisa as pessoas procurar ver o bem dos outros. Isso faz crescer muito mais a alegria de conviver. De acordo com o bispo, esse é um exercício que deve ser iniciado já na família. Entre os esposos, entre pais e filhos, nas repartições e na própria igreja.

?Isso deve ser feito até que toda comunidade se encha dessa força renovadora que se faz através da simplicidade. Não exige esforços, exige mais humildade. Se esvaziar da arrogância?, aponta Dom Plínio.

De acordo com os estudiosos do assunto, na liturgia católica o termo lava pés designa o gesto que se pratica na Quinta-Feira Santa. O sacerdote, assistido por dois ministros, lava o pé direito de 12 homens, clérigos ou seculares, à imitação é em celebração do que fez Jesus a seus discípulos, na Última Ceia.

Muito além da liturgia católica, o lava pés foi o evento que marcou a insistência do Senhor Jesus em um dos assuntos mais importantes do seu ministério: O papel dos cristãos e da igreja, o serviço, a humildade. O colocar-se abaixo, considerar uns aos outros superiores a si mesmo.

Fonte:José Maria Barros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES