Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Wellington sobe e Marcelo cai em nova pesquisa para governador .

Wellington sobe e Marcelo cai em nova pesquisa para governador .
WELINGTON DIAS | foto divulgada
Compartilhe
Google Whatsapp

Postado:Leila Fernanda

Na segunda pesquisa Data AZ para governador, o senador Wellington Dias (PT) aparece com 46,30% das intenções de voto ? em sondagem estimulada. O pré-candidato do PMDB ao Governo do Piauí, deputado Marcelo Castro, vem a seguir, com 16,31%. Mão Santa (PSC) é o terceiro mais citado pelos eleitores, com 12,49% das intenções de voto.

Nesta pesquisa, o Data AZ colocou o nome do governador Zé Filho, que apareceu com 6,52% das intenções de voto ? em quarto lugar, atrás dos indecisos (7,72%) e dos eleitores que dizem não votar em nenhum dos candidatos citados (8,67%).

O quinto colocado na pesquisa estimulada é Daniel Solon, do PSTU, com 1,99% das intenções de voto.

Em relação à primeira pesquisa Data AZ, realizada entre 20 e 24 de março, o cenário da amostra estimulada praticamente não sofreu alterações, embora tenha havido ligeira variação positiva do pré-candidato do PT e queda do candidato do PMDB.



Na pesquisa anterior, Wellington Dias aparecia com 44,39% das intenções de voto na estimulada, enquanto Marcelo estava com 19,89% e Mão Santa tinha os mesmos 12,49% registrado na atual mostra.

Pesquisa Espontânea

Na pesquisa espontânea, o pré-candidato do PT aparece com 21,88% das intenções de voto, enquanto Marcelo Castro tem 5,89% e Mão Santa tem 3,1%.

Os indecisos somam mais da metade dos eleitores quando não são apresentados nomes de candidatos a governador: 58,39% dizem que não sabem em quem votar, enquanto 4,61% declaram não votar em ninguém.

Na sondagem espontânea o governador Zé Filho aparece com 2,47% das intenções de voto e são ainda citados os nomes de Silvio Mendes (PSDB), com 1,51%, Wilson Martins (PSB), com 1,35%, Daniel Solon (0,40%), Luís Coelho 0,16%, Quem-Quem, Mainha e Rejane Dias (0,08%).

Na primeira pesquisa, a sondagem espontânea registrou um número de indecisos maior que agora: 62,05%. A amostra tinha Wellington Dias como primeiro colocado, com 17,42% das intenções de voto, contra 9,79% e 4,85% de Mão Santa.

Foram ainda citados na pesquisa Data AZ de março o ex-governador Wilson Martins (PSB), com 1,75%, o ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes (PSDB), com 1,27%, Luís Coelho (0,48%), o vice-governador Zé Filho (PMDB), com 0,32%, o ex-prefeito de Teresina, Elmano Férrer (PTB), com 0,24% e Daniel Solon (0,16%).

Dobradinha governista tem menos votos

Além do nome de Zé Filho como candidato a governador, outro cenário proposto da pesquisa Data AZ foi a de chapas com governador e senador juntos, conforme os comandos de campanha costumam fazer para tentar eleger os dois candidatos majoritários.

O Data AZ quis saber se os eleitores votariam em uma chapa com Wellington para governador e João Vicente Claudino (PTB) para o Senado: 51,31% disseram que sim, contra 33,65% que disseram não votar nos dois. Os indecisos em relação a uma chapa fechada Wellington-João Vicente somaram 15,04%.

A situação se inverte quando o eleitor é instado a responder se votaria em uma chapa que tivesse Zé Filho como candidato a governador e Wilson Martins a senador: 53,70% dizem que não votariam nos dois, contra 25,14% que disseram votar e 21,16% que se mostram indecisos.

Uma chapa fechada para governador e senador formada por Marcelo Castro e Wilson Martins não teria o voto de 52,98% dos votos, contra 28,40% que votariam nos dois candidatos majoritários, e 18,62% que se declaram indecisos.

Rejeição

O ex-senador Mão Santa segue como o mais rejeitado na pesquisa do Data AZ. Somam 20,21% os eleitores que declaram não votar nele para governador. Marcelo Castro é o segundo mais rejeitado, com 15,73% das intenções negativas de voto, enquanto Wellington Dias tem 12,57%.

Os menos rejeitados são o governador Zé Filho, com 8,19% e Daniel Solon, com 9,55%. Há ainda 19,73% de eleitores que dizem não rejeitar nenhum dos candidatos a governador e 13,92% que não sabem ou não querem opinar.

Fonte:Portal AZ


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×