15º Salipi de Teresina continua a todo vapor

15º Salipi de Teresina continua a todo vapor

SALIPI | Portalv1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Espaço Rosa dos Ventos, no campus da Universidade Federal do Piauí, em Teresina, é o endereço da literatura até o próximo dia 11, período no qual ocorre a 15ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi). O evento, aberto oficialmente na noite desta sexta-feira, dia 2, contou com a presença de autoridades, música e leitores.

 Durante a solenidade de abertura, o presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, destacou a importância dos livros e da leitura para crianças, jovens e adultos. “Temos a maior moeda: o livro. Agora, cabe a cada um multiplicar essa moeda. E esse é o papel do Salipi, trazer livros novos, leituras novas, para nossos leitores”, destacou. 

Na ocasião, Kássio também agradeceu e ressaltou a parceria institucional do Salipi com a Ufpi, co-realizadora do evento. “Sob a asa acolhedora da Ufpi o Salão vem ganhando amplitude ainda maior”, disse, reafirmando ainda a presença fundamental do Governo do Estado e da Prefeitura de Teresina enquanto parceiros do evento nestes 15 anos.

Para o reitor da Ufpi, Drº José Arimatéia Lopes, o Salipi está em casa, afinal, a Universidade é o lugar dos saberes e, nada mais natural, que o evento aconteça em seu campus. “Como reitor, me sinto muito feliz em abrir mais uma edição do Salipi aqui na Ufpi. Estamos e sempre estaremos à postos para contribuir da melhor maneira para que o Salipi continue ocorrendo e sempre maior e melhor a cada ano”, ressaltou.

Para encerrar a solenidade, o grupo Som do Piauí realizou uma apresentação musical mesclando composições piauienses com repertório da MPB. 

 

Salipi promove inclusão social por meio da dança 

Na tarde desta terça-feira (06) o público do Salipi assistiu ao espetáculo de dança “A minha maneira” do grupo Dança Eficiente. “Esse espetáculo fala da rotina de uma pessoa com deficiência e traz também a questão da estética porque nós estamos muito acostumados com movimentos virtuosos e aqui nós trabalhamos com movimentos mais internos, além de trabalharmos a questão da acessibilidade. É um novo olhar. No espetáculo as dançarinas não usam as cadeiras de rodas, as cadeiras passam a compor o cenário”, explica o coreógrafo Luís Vale. 

O grupo Dança Eficiente iniciou suas atividades em 2005 e de lá para cá as cadeirantes já se apresentaram em grandes festivais no Piauí e em outros estados, como Ceará, Brasília e Pará. “Muito interessante a apresentação do grupo. Com isso percebemos o quanto a dança é inclusiva”, destaca a professora Sueli Borges.

 O espaço destinado a dança está montado no Espaço Cultural Rosa dos Ventos na UFPI. O palco é uma homenagem a Helly Batista, um dos maiores coreógrafos de dança do Piauí, que faleceu em 2012. Este ano o palco de dança Helly Batista está sob a coordenação da educadora física, coreógrafa e bailarina, Laywilsa Farah, referência na Dança do Ventre no Piauí e uma das responsáveis por todo o movimento da Dança do Ventre no Estado. Para Laywilsa o espaço de dança dentro de um evento literário é de grande importância. “A arte e cultura devem andar sempre juntas, a dança é uma forma de expressão e linguagem, a dança também é poesia, é leitura, é música, é sentimento, é vida, também é Salipi”. Destaca.

As apresentações seguem até sábado (10) das 16h às 19h com a apresentação de diversos grupos do Piauí e Maranhão. O público vai conferir ainda diversas apresentações, dentre elas, grupos das cidades de Altos, União e Caxias (MA). A escolha dos grupos foi feita através de chamada pública. “Este ano abrimos as portas para a maior diversidade possível de grupos, academias, Cias, um festival de estilos de dança diferentes, permitindo que o palco Helly Batista seja de todos, e para todos que queiram levar sua dança ao Salipi”. Explica, Laywilsa Farah.

A 15ª edição do Salão do Livro do Piauí segue até dia 11 de junho com uma intensa programação. Nesta quarta-feira (7), além da feira de livros, bate-papo literário e apresentações artísticas os estudantes terão revisões para o Enem das 14h às 17h30. Em seguida, às 19h, o antropólogo, poeta e historiador brasileiro, António Risério (BA), ministrará a palestra “Práxis Textual: criação, qualidade e rigor”.

 

Salipi: Noite é marcada por visita do governador e palestra sobre homoerotismo 

Em visita ao Salão do Livro do Piauí – Salipi, o governador do Estado, Wellington Dias, reforçou a importância do evento. Ele participou do lançamento do livro “Jacaré Bitonho: O Poder do Espírito Santo”, que foi aconteceu no Espaço Bate-Papo Literário. O Salipi está sendo realizado no espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

“O Salipi segue como o maior evento literário, e essa noite é especial para todos, pois mostra que é possível superação. Vamos continuar apoiando esse evento”, afirmou Wellington Dias. 

 O livro, um conjunto de fábulas com ensinamentos cristãos, foi escrito enquanto Alberônio cumpria pena em regime fechado na Penitenciária Irmão Guido, após participar de projetos de educação no presídio, como o Leitura Livre. 

 “Me inspirei no meu filho. Queria que ele tivesse orgulho de mim, que eu fosse inspiração para ele agora, já que antes não pude ser”, explicou Alberônio.

A noite contou ainda com a presença da secretária de Educação, Rejane Dias, que entregou cheques-livros a alunos da rede Estadual. Com investimento total de R$ 200 mil, os cheques são utilizados para que os estudantes possam adquirir livros dentro do Salão. 

No Seminário Língua Viva, o gaúcho Samir Machado abordou a introdução a História da Literatura Gay: um panorama do homoerotismo na literatura ocidental. Para um cine teatro lotado, ele transcorreu sobre o tema utilizando sua experiência como roteirista e autor. O mediador da palestra foi o cineasta Douglas Machado.

Responsável por “Homens elegantes”, Samir combina referências que vão de Thomas Pynchon a videogames para narrar uma história de época, ambientada na alta sociedade londrina do século 18. 

Salipi oferece ao público palestra em libras 

Na manhã deste sábado, a escritora, atriz, professora de línguas e intérprete brasileira, Sueli Ramalho Segada levou um grande público ao Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí. Pela primeira vez o Salipi ofereceu uma palestra toda em libras. “Permitir que todas as pessoas tenham acesso ao Salipi é uma grande conquista para o evento”, comemora o Presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes. 

 A carioca Sueli Ramalho Segada, é surda e já teve contato com 32 línguas de sinais. Para a estudante de Letras-Libras, Antonia Sousa a palestra foi muito importante por fomentar o debate sobre a inclusão. “Foi um grande estímulo para nós que estudamos a língua de sinais”, ressaltou.

 “Foi uma palestra interessante e bastante interativa. Conhecer a história de vida da Sueli foi estimulante. Saber sobre as dificuldades do surdo na sociedade é importante para todos nós”. Ressalta a pedagoga e especialista em Libras, Josélia Ferreira.

 O Salipi segue até dia 11 de junho com uma programação diversificada. Mais informações no site www.salipi.com.br

Fonte: ASCOM SALIPI



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES