Salão do Livro de Valença acontecerá de 04 a 07 de novembro

Salão do Livro de Valença acontecerá de 04 a 07 de novembro

Kassio Gomes | Portalv1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois do sucesso de seis edições consecutivas, no período de 2005 a 2010, o Salão do Livro de Valença do Piauí ficou quatro anos de fora do calendário cultural da cidade sorriso. O evento que já havia se consagrado junto a público da microrregião valenciana teve de ser interrompido por falta de apoio, sobretudo institucional. Kássio Gomes, um dos principais articuladores do SaLiVaPi, assumiu a Presidência da Fundação Quixote e desde então vem lutando para reativar o evento no município.

Esse ano, graças a uma parceria entre a Fundação Quixote, o Governo do Estado, através da SECULT (Secretaria Estadual da Cultura) e a Prefeitura de Valença, o SaLiVaPi voltará a ser realizado no município.

Entre os nomes já confirmados para o evento está o do escritor e roteirista premiado Paulo Lins, autor do best-seller Cidade de Deus, que gerou o filme homônimo e chegou a ser indicado ao Oscar. Paulo Lins é ainda autor de séries de TV como Subúrbia e roteirista de Filmes como Faroeste Caboclo.

Além do carioca Paulo Lins, a organização do evento já confirmou as presenças de outros autores nacionais como Salgado Maranhão (RJ) poeta traduzido e estudado em diversos países, autor entre outros de A Cor da Palavra – considerado o melhor livro de poesias de 2010, segundo a Academia Brasileira de Letras; Luiz Alberto Mendes – autor do famoso livro Memória de um sobrevivente e do escritor e humorista da série Casseta e Planeta, Beto Silva. Esse último autor da comédia “Júlio sumiu” que tem no elenco nomes consagrados da teledramaturgia e do cinema brasileiro como Lília Cabral, Fiuk, Carolina Dickman e Stepan Nercessian(assista ao trailer do filme: http://globofilmes.globo.com/video/julio-sumiu).

O SaLiVa acontece no Colégio Santo Antônio, no período de 4 a 7 de novembro de 2015, com oficinas de teatro, oficinas de minilivros, oficinas de desenho, exposições de arte e cultura, cinema e cineminha, espaço criança, palestras e comercialização de livros e outros produtos ligados à leitura.

O patrono da 7ª edição do Salão do Livro de Valença do Piauí é o maestro valenciano Luís Santos, fundador da banda de música da antiga Escola Técnica Federal do Piauí, hoje IFPI. Além do maestro, serão homenageados os mestres educadores Professor Eulino Silva, a Professora Maria dos Prazeres (in memoriam) e o Desembargador Juraci Nunes Santos, fundador e primeiro presidente da Academia de Letras da Confederação Valenciana – ALCV.

As atrações musicais também são bastante convidativas. Entre os artistas estão Vavá Ribeiro, Jó Oliveira, Banda In the Clouds, Beth Moreno e Banda, Vozes valencianas (diversos artistas da música valenciana), entre outros.

O evento é aberto a público, portanto gratuito. Apenas o círculo de palestras que gera certificado de 40 horas/aula para quem cumprir 70% da carga horária, é necessário efetuaruma inscrição prévia através do site www.salivapi.com.br , e pagar o boleto no valor de R$ 26,00. As demais atividades do evento, incluindo os shows são gratuitas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES