Piripiri: criado consórcio que beneficia piauienses com tratamento do lixo

O projeto além de proteger o meio ambiente, deve gerar 180 empregos diretos e indiretos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi assinado na manhã desta sexta-feira (02/05), no Instituto de Águas e Esgotos do Piauí, (IAEPI) o Termo de Colaboração que estrutura o primeiro Consórcio Intermunicipal para Composição e Tratamento Integral do Lixo, abrangendo a microrregião dos Cocais e dos Carnaubais. No projeto, a instalação de usinas biomecânicas, capazes de reciclar 100% dos resíduos sólidos, beneficiando 15 municípios e uma população de 214 mil habitantes da região de Piripiri.

O Termo foi assinado pelo diretor-geral do IAEPI, Magno Pires, em conjunto com o presidente do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia CO2 Zero (INCT), Marcos Andrey Vasconcelos. O documento abrange a gestão estadual do saneamento básico e dos resíduos sólidos urbanos, prevista na Lei 14.026/20 que trata do Novo Marco Legal do Saneamento, visa a eliminação dos lixões e aterros sanitários irregulares e fortalecer as políticas públicas previstas para a área. O Consórcio Intermunicipal para Composição e Tratamento Integral do Lixo tem como presidente eleita, a prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira.

Para isso, o Termo prevê o estudo diagnóstico dos lixões, a elaboração de plano de recuperação de áreas degradadas. O diretor-geral do IAEPI, Magno Pires, revelou que serão processadas na usina 170 toneladas de lixo por dia. “Esse lixo será encaminhado para a usina e a usina vai processar esse volume de lixo retirado das ruas desses municípios, gerando biogás, energia elétrica, biofertilizantes destinados para a área da agricultura. Além de empregar 180 pessoas direta e indiretamente”, comemora o gestor.

Com o funcionamento da usina biomecânica será gerado material termoplástico, como telhas, tijolos e tubulações para a rede de esgoto que serão utilizados pelos municípios para incrementar a infraestrutura dentro das cidades. A Archea, empresa responsável pela instalação das usinas, tem 158 usinas em vários países. No Brasil contam com 8 unidades, a usina de Piripiri será a nona no país e a primeira no Nordeste.

O presidente do INCT, Marcos Andrey Vasconcelos, acredita que a partir da formação do consórcio, os municípios terão a resolução do problema em definitivo, “por que não vai tratar somente dos resíduos, mas também vai resolver o problema do passivo, aquilo que estiver a céu aberto ou que está enterrado, nós vamos minerar, tirar toda a matéria prima que estiver lá”.

Outro ponto positivo apontado por Marcos Andrey é a valorização dos catadores de lixo que terão um ambiente de trabalho em um processo de salubridade maior com o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), a organização em cooperativas e salários dignos por que fazem um trabalho de alta relevância para o Estado.

A tecnologia de fusão usada nas usinas, não gera chorume nem poluição atmosférica, é um processo moderno, chamado hoje de indústria limpa devido à ausência de decomposição do lixo, o que causa mau cheiro, atraindo animais e insetos.

O Governo do Estado investirá, através do IAEPI, R$ 550 mil reais no projeto, abrangendo os 224 municípios com a implantação das usinas. Hoje o estado está dividido em 17 polos. Depois de aprovado pela Procuradoria Geral do Estado, o polo da microrregião dos Cocais e dos Carnaubais é o primeiro a ser contemplado. A execução do projeto está prevista para ser iniciada a partir da próxima semana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES