Piripiri sediará Fórum Regional “Ideb 2019

Piripiri sediará Fórum Regional “Ideb 2019

Piripiri sediará Fórum Regional “Ideb 2019 – Estratégias para Elevação dos Resultados” | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No 31 de agosto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) 2017. Enquanto alguns municípios do Piauí destacam-se em níveis regional e nacional, o desempenho médio das redes municipais de ensino ainda é considerado insatisfatório. Com o objetivo de discutir meios para o incremento deste índice no ciclo 2018/2019, a Educ@ Soluções Educacionais promove uma série de Fóruns Regionais com o tema “Ideb 2019 – Estratégias para Elevação dos Resultados”. A segunda edição do evento será realizada em Piripiri no dia 09/11, no auditório da Faculdade Chrisfapi.

O público-alvo do evento são gestores municipais de educação, técnicos de secretaria, diretores de escolas, coordenadores pedagógicos, professores e estudantes da área de educação. A programação do Fórum prevê a exibição de cases de redes municipais do Piauí, análise de dados relativos a 2017 e discussão de estratégias para elevar o desempenho das escolas no atual ciclo do Ideb.

“Para que se possa avançar no Ideb, faz-se necessário o investimento em estratégias voltadas à melhoria da gestão escolar e da avaliação da aprendizagem, por exemplo. Estes Fóruns Regionais serão momentos para compartilhar conhecimentos e experiências que permitam obter um desenvolvimento educacional eficaz nos municípios piauienses”, adianta Cleide Amaral, uma das palestrantes do evento e consultora da Educ@.

“Além do que será compartilhado nos Fóruns, a Educ@ está preparada tanto para aprofundar a análise da situação do município, como para efetivamente propor, apoiar e monitorar estratégias para em curto, médio e longo prazos dar um salto qualitativo significativo no desempenho educacional”, diz a também palestrante e consultora da Educa Ana Célia Orsano.

Inscrições

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do endereço eletrônico https://www.e-inscricao.com/educaelevaideb/forumregionalidebpiripiri ou de depósito bancário identificado em nome de DACK Soluções Educacionais LTDA - EPP (CNPJ 29.066.174/0001-39): Agência 3507-6, Conta Corrente 72879-9, Banco do Brasil. Para maiores informações, os interessados devem entrar em contato pelo endereço eletrônico educasolucoeseducacionais@gmail.com ou pelo telefone 86 999583663.

Ideb

O Ideb foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O índice é composto a partir de dados do Censo Escolar, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil, com o objetivo de acompanhar a evolução da educação e estabelecer o padrão de qualidade definido pelo Ministério da Educação como meta a ser atingida pelas escolas de todo o País. Desta forma, foi implantado com o intuito de induzir políticas educacionais e monitorar a qualidade do ensino, sintetizando dois dos maiores desafios da educação básica brasileira: elevar as taxas de rendimento (fluxo escolar) e melhorar a aprendizagem dos alunos.

Confira a programação

Local: Auditório da Faculdade Chrisfapi

8h - Credenciamento/Café da manhã

8h30 - Abertura

9h - Palestra Interativa 1: IDEB 2017 - Resultados das redes Municipais do Piauí

Ministrante: Cleire Amaral

10h30 - Relatos de experiência dos municípios participantes

11h30 - Almoço

13h30 - Oficina de análise dos resultados 2017

Ministrante: Ana Célia Orsano

15h30 - 7 Estratégias para elevação do IDEB

* Diagnóstico

* Formação de professor

* Programa de Ensino

* Monitoramento

* Gestão escolar

* Avaliação da aprendizagem

* Reforço da aprendizagem

17h30 - Encerramento



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES