Agricultura Familiar em alta às margens do Rio Gurguéia

Agricultura Familiar em alta às margens do Rio Gurguéia

Plantação de tomate às margens do Rio Gurguéia | Ronaldo Figueiredo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

         A Agricultura Familiar é responsável por cerca de 70% do alimento que chega à mesa do brasileiro, é também responsável por empregar até 80% da mão de obra do setor no Brasil.

         Em Redenção do Gurguéia temos o problema do assistencialismo que em determinadas situações causa vício como diria Luiz Gonzaga: “A esmola quando é dada, mata de vergonha, ou vicia o cidadão”, mas tem também algumas pessoas que se sobressaem e evoluem com o subsídio do governo através de programas como PRONAF, AGROAMIGO, COMPRA DIRETA entre outros que valorizam o homem do campo.

         O agricultor e sanfoneiro José Ferreira de Miranda, conhecido popularmente como Zé de Marinez, é a prova viva daquilo que se fala desde o descobrimento do Brasil: “em se plantando, tudo dá”. Em uma pequena área de 4:00 hectares ele produz frutas e hortaliças, gera emprego direto e indireto e nos dá a segurança de colocar na mesa, produtos livres de agrotóxicos.

         Na sua plantação de tomate a produtividade chega a 10 kg por pé, estando neste período abastecendo os hortifrutigranjeiros da cidade. Em algumas épocas chega a fazer vendas para a cidade de Bom Jesus pois Redenção não comporta a demanda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES